Na Bíblia Mamom significa dinheiro. Jesus falou sobre os perigos de tornar a riqueza em um ídolo, em vez de ter o coração dedicado a Deus. Mamom representa o domínio do dinheiro sobre a vida da pessoa.
A palavra Mamom vem do aramaico e significa “dinheiro” ou “riqueza”. Não era uma pessoa nem um espírito. Algumas traduções antigas ainda mantêm a palavra Mamom em Mateus 6:24, mas traduções mais modernas preferem traduzir para português, como dinheiro ou riqueza.
Jesus usou a palavra Mamom para mostrar como a riqueza pode se tornar o senhor de nossas vidas. O dinheiro escraviza quem se dedica a ele. Não podemos servir fielmente a Deus e também ao dinheiro. Somente um dos dois pode reinar no coração.
O perigo de adorar Mamom
O dinheiro facilmente se pode tornar um ídolo. Precisamos de dinheiro para muitas coisas e, se não tomarmos cuidado, podemos cair no erro de colocar nossa esperança na riqueza. Quando o dinheiro se torna um ídolo, deixamos de seguir a Deus para alcançar mais riqueza.
Mas Mamom é um péssimo deus! A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raíz de todos os males, que leva a muitos sofrimentos (1 Timóteo 6:10). Quem dedica sua vida ao dinheiro tem muitos problemas:
Dinheiro desaparece facilmente; não é segurança - Provérbios 23:4-5
Dinheiro não satisfaz - Eclesiastes 5:10
Dinheiro não salva - Provérbios 11:4
Correr atrás de dinheiro pode levar à destruição - 1 Timóteo 6:9
Uma vida dedicada a Mamom é uma vida de medo, frustração e sofrimento. Precisamos de uma base mais sólida para nossas vidas. Precisamos de Deus.
Descubra aqui: querer ser rico é pecado?
A solução para a idolatria do dinheiro
Logo depois de avisar sobre o problemas de tentar servir a Deus e a Mamom, Jesus ensinou como ter uma relação equilibrada com o dinheiro. Ele mostrou que não precisamos nos preocupar com nosso futuro e nosso sustento. Deus sabe exatamente o que precisamos e tem poder para providenciar (Mateus 6:25-26).
É Deus quem nos dá trabalho. É Deus quem nos dá roupa. É Deus quem nos dá alimento. É Deus quem nos dá a vida. Se cremos em Deus, devemos dedicar nossas vidas a Ele. O Reino de Deus é mais importante que qualquer outra coisa, porque é eterno. Se nos dedicamos a Deus, Ele vai providenciar todas as outras coisas que precisamos para viver (Mateus 6:31-33).
Se não queremos que o dinheiro se torne nosso ídolo, precisamos nos entregar totalmente a Deus. Antes de olhar para o dinheiro, devemos olhar para Deus.