DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

O velho eo novo

Você já reparou a quantidade de coisas velhas que muitas vezes deixamos acumular?

Ninguém coloca remendo novo em roupa velha; porque o remendo força o tecido da roupa e o rasgo aumenta.Mateus 9:16

Você quer melhorar, progredir, prosperar, certo? Saiba que, para conseguir, provavelmente precisará fazer algo diferente do usual. 

É difícil alguém passar de nível, avançar rumo à realização de um sonho, agindo da forma como sempre agiu. 

Apesar de todos nós sabermos disso, muitos têm tanto medo do novo que o afastam completamente. 

Esse comportamento é, em alguma medida, até natural, por causa do instinto de autopreservação que nos condiciona a todos. 

Ainda assim, caro leitor, romper com velhos hábitos, mesmo sendo tão assustador para alguns, é absolutamente necessário.

Efésios 4: 22Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

23a serem renovados no modo de pensar e

24a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. 

 A coragem para enfrentar o desconhecido é o que 

ditará nosso potencial de crescimento, afinal, sem apego ao velho, cada dia vai ficando mais fácil caminhar em outra direção, para longe da própria obsolescência. 

Acredite: quando a mente está aberta ao novo, recebemos ajuda até de onde não imaginávamos ser possível.

“Vocês ainda estarão comendo da colheita armazenada no ano anterior, quando terão que se livrar dela para dar espaço para a nova colheita.” – Levítico 26:10

Recentemente você tomou uma decisão muito consciente e determinada de comprometer totalmente a sua vida com o Senhor. Você tem uma nova atitude e um novo desejo. O mesmo desejo que Jesus teve:

“não se faça a minha vontade, mas a tua.” Lucas 22:42.

Mas à medida que você continua a sua vida, descobre que ainda é tentado a fofocar, ao egoísmo, a desejos impuros, a explosões de raiva, etc. Isto é o que o apóstolo Paulo escreveu em 

Romanos 7: 18-21.: “… Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” 

Isso está acontecendo porque, por mais sincero que seja seu desejo de fazer o bem, a única maneira de você se livrar do seu corpo de pecado – as concupiscências e os desejos que o tentam por dentro – é vencer a tentação momento a momento.

Tiago 1:14 Leva tempo, perseverança e fidelidade.
Mas cada vez que você vence suas concupiscências, você está sendo transformado internamente! A Bíblia diz que você pode ser transformado pela renovação de sua mente! Onde sua natureza já foi completamente humana, com todo o pecado e concupiscência que vem com isso, sua natureza pode se tornar divina!

Você pode ser transformado!

Você pode ser transformado e os seguintes versículos provam que:

2 Pedro 1:2-4: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”


2 Coríntios 3:18: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”


Romanos 12:2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”


Gálatas 5:16: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”


2 Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”


1 João 3:2-3: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”


Filipenses 1:6: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;.”


Colossenses 3:9-10: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;.”


1 Pedro 4:1-2: “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.”


Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”


Gálatas 6:15: “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.”


Colossenses 3:5,12-14: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;… Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.


1 Pedro 1:6-7: “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;.”


2 Pedro 1:5-7: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.”


Tiago 1:2-4: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”


2 Coríntios 4:16: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.”

O PROFETA NOVO E O PROFETA VELHO!

Chega em Betel um profeta novo, que logo alcançou êxito em sua carreira com Deus e com os homens.

Profetizou contra o rei Jeroboão e contra o altar de Betel, e o rei mandou matá-lo. Porém, quando a realeza aponta para o altar, o mesmo se fendeu, cumprindo a profecia do profeta novo. 

Naquele mesmo momento a mão do rei secou e imediatamente pediu para que o profeta orasse por ele para que sua mão fosse restaurada, e assim aconteceu! Sua fama cresceu.


O rei disse ao homem de Deus: “Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente“.

Porém o homem de Deus não recebeu nenhum tipo de oferta ou algo que o valha:
“Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.” 1 Reis 13:8.

Ato contínuo, surge um novo personagem na história, o profeta velho, que buscou informações sobre o novo profeta que chegara:

 “E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.” 1 Reis 13:11.

O profeta velho procurou dissimuladamente descobrir os planos de Deus para a vida daquele jovem que ali chegara. Seu intento não era bom, sua alma espumava inveja, afinal, ele já não era mais ouvido por ninguém e já entrara em ostracismo, e nem Deus o usava mais, apesar de ser profeta. Então busca meios para destruir o profeta novo com ardis: 

“E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).” 1 Reis 13:18.

O profeta novo, inexperiente ainda, contou os planos e as orientações para o profeta velho, posto confiar no antigo homem de Deus, sem perceber seus sentimentos hostis, que atentavam contra o seu ministério e sua própria vida.

Abriu o seu coração e disse o que Deus lhe falara de forma específica:

“Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.” 1 Reis 13:17.

O profeta velho sabendo que a desobediência o levaria à falência e à morte, criou um plano, dizendo que o Senhor mudara de ideia. No ímpeto de tentar agradar, o profeta novo creu que de fato o homem falava por Deus e atendeu o conselho pernicioso do profeta velho:

“Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.” 1 Reis 13:19.

Apesar do Profeta ser velho, os dons de Deus são irrevogáveis Rm 11:29 e Deus foi duro, usando o mesmo velho profeta, para sentenciar a desatenção do novo (Deus usa quem quer para corrigir a nossa desobediência), que tinha um grande dom, mas se distraiu em ouvir o som da própria fama, e o que Deus lhe dissera; perdeu a firmeza de sempre buscar a voz de Deus.

Então o profeta velho, dessa vez falou por parte de Deus: 

“E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar. 

E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara, antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.” I Reis 13: 20 a 22.

Como profetizou, o profeta novo foi ao seu caminho e um leão o devorou, acabou o seu ministério e a sua vida! Ao saber da morte do profeta novo o profeta velho chorou copiosamente a sua morte “e colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!” 1 Reis 13:30.

O que essa história nos ensina?

Em Primeiro Lugar, tem muitos homens de Deus novos, com bons ministérios, éticos, usados por Deus, mas na vontade de falar por Deus e ver resultados evidentes do seu Ministério, acabam se esquecendo que Deus deve ser obedecido, e descuidam-se querendo agradar a quem não deve, dando um jeitinho aqui e ali.

 Esquecem também que ninguém substitui as orientações divinas que lhes são dadas, na busca, na humildade e na oração, e acabam às vezes fazendo políticas de boa vizinhança com profetas velhos, e por isso seus ministérios terminam… de forma trágica.

Entram na onda que estão indo muito bem e esquecem de quem os faz ir bem de verdade!

A Glória é de Deus e Ele não a divide com ninguém!

Em segundo lugar, existem muitos profetas velhos, decadentes, que já não estão mais sendo usados por Deus, invejosos do Ministério novo, e que almejam destruir qualquer profeta novo que apareça, com ardis aparentemente santos, em nome do Senhor, da sua justiça e do seu zelo, da usa da falsa ética, mas no íntimo tem ciúme do sucesso de quem chega!

E fazem de tudo para destruir o jovem que chega e se projeta, pois eles estão decadentes.

Em terceiro lugar, o profeta velho, embora decadente, é um profeta. Mal, ruim, perverso, invejoso, mas tem o dom profético, e continua pinçando mentiras e verdades aqui e acolá, confundindo os mais novos.

Por último, o profeta velho vivia uma ambiguidade, queria matar o novo, mas sabia que com sua extinção não voltaria a ser o “profeta”, era apenas o pregoeiro do caos, e no íntimo admirava as virtudes do profeta novo, de sua popularidade e fama, tinha um amor patológico, que não hesitava em destruir quem ofuscasse o seu passado profético.

No íntimo, o profeta velho gostava das virtudes do garoto que chegara, e por isso chora a morte de alguém que daria certo, se ele mesmo não atrapalhasse!

Chora de remorso e culpa, mas também de alívio!

Que o Senhor nos dê o discernimento quando a fama vier, e que nos livre dos profetas velhos, cujos objetivos são matar o Ministério dos mais novos e depois pranteá-lo, como se dissessem: Eu avisei e quis ajudá-lo!

A falta de renovo produz doença:

Acima lemos a triste história de um verdadeiro profeta de Deus que morreu comido por um leão por causa da rebeldia em seu coração.

Profeta velho é aquele que diz saber tudo, ou aquela pessoa que tem muita história para contar, porque já é velha de Reino, na Instituição, e acha que não precisa mais obedecer a Deus, nem prega mais e sua unção foi-se embora, e nem sabe mais ser leal ao companheirismo de ministério.

Mente que nem sente, desobedece e nem percebe, pois já relaxou espiritualmente com a Obra de Deus e abandonou o primeiro amor.

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o primeiro amor” Apocalipse 2:4.

A morte do profeta velho:

Diz a Palavra de Deus que o profeta velho foi um instrumento de Deus (apesar de sua pecaminosidade) para fazer o homem de Deus ser duramente corrigido em cima do seu grande ministério recebido, e mudar a sua trajetória.

Ele fez o homem de Deus voltar, andar para trás, desobedecer e ser rebelde.

A rebeldia trouxe a morte para o homem de Deus.

A lição desta passagem bíblica mostra o cuidado que devemos ter para não nos deixarmos levar por palavras que veem de pessoas que, se passando por crente velho, tentam levá-lo de volta à rebeldia, abrindo a guarda, e dando brecha para o leão entrar e devorar a sua vida e sua alma.

A desobediência e o castigo:

Por dar ouvidos ao profeta velho e deixar de obedecer aquilo que o anjo do Senhor havia lhe ordenado, o homem de Deus perdeu a vida ao ser devorado pelo leão.

O homem de Deus era sincero, verdadeiro e ungido, e só foi destruído porque deu ouvidos a um profeta velho, crente velho ou pessoa que tenha perdido seu status que, apareceu no seu caminho para lhe causar a destruição.

Marque em sua Bíblia esta história, e reflita em tudo que acaba de ler, e busque um renovo espiritual sempre.

Se apresente com a honra de uma ovelha do rebanho de Jesus, e seja simples como uma pomba e prudente como uma serpente:

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mateus 10:16).


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs