DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

8 Princípios Bíblicos para que você conquista a tão sonhada Prosperidade


8 Princípios Bíblicos para que você conquiste a tão sonhada Prosperidade Financeira 

Indo direto ao assunto: a Bíblia Sagrada revela como ser próspero financeiramente. Isso é um fato!

Mas já vou logo dizendo: ser próspero financeiramente não significa ser bilionário, um ricaço, ou coisa do tipo. Ser próspero significa ter uma situação financeira superior as suas necessidades financeiras.

E mais: trilhar o caminho rumo a prosperidade financeira, não é fácil. Entretanto, este não é um caminho desconhecido, afinal, a Bíblia revela claramente como conquistar a prosperidade financeira.

Sim… a Bíblia possui princípios para que você tenha uma vida próspera. 

Infelizmente, nem todos conhecem ou seguem esses princípios. E por isso que vomos falar deste assunto. Para revelar 9 Princípios Bíblicos para que você conquiste a tão sonhada Prosperidade Financeira.

Então, continue lendo e descubra como ser próspero financeiramente de acordo com a Bíblia.


Vamos ao 1 princípio:

FIDELIDADE NO DÍZIMO E OFERTA

DAI E DAR-SE-VOZ-A

Antigo Testamento: 24 vezes Novo Testamento: 9 vezes Dízimo 33 vezes: 

Este primeiro Principio e um dos Principais para termos uma vida financeira protegida contra o devirador quendo somos fiel.
O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Provérbios 28:20

A palavra dízimo significa “décima parte de algo; décimo. Contribuição dada pelos fiéis à igreja que, geralmente, corresponde à décima parte de seus rendimentos”. A primeira passagem bíblica que fala sobre dízimo, é no antigo testamento, ou antiga aliança, “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E bendito seja Abrão o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo”. Gênesis,14: 19-20. Jacó quando fugia do seu irmão Esaú porque tinha roubado a primogenitura, votou ao Senhor dizendo:
Fez um voto ao Senhor dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir: E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus, e essa pedra ponho posto por coluna será casa de Deus; Tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:20-22.

Malaquias 3- 10.Trazei todos os dízimos à casa do tesouro,(Igreja) para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.

DAI E DAR-SE-VOZ-A

“Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lc 6:38. 

Como crentes, esperamos em Deus todo o nosso suprimento, mesmo os que são ricos.

 Paulo nos exorta a não colocarmos nossa esperança na incerteza das riquezas I Timotios 6: 7. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;
8. tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.
9. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
10. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 
E 
17. manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos;18. que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos,19. entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida.

Só os que confiam no Senhor, mesmo não tendo economias, não passarão falta. Mas existe uma condição para experimentar isso. 

Aquele que chega ao ponto de privação, não administrou seu dinheiro de acordo com o princípio de Deus.

 Se seguirmos a lei do gastar, naturalmente cairemos na pobreza. 

Deus pode nos suprir ricamente; nunca pense que Ele é pobre. 

Tudo no mundo é dEle. Mas precisamos preencher esta condição “dai e dar-se-vos-á!”. 

O receber é medido pelo dar 

Tenho visto irmãos em crises financeiras e a dificuldade não está no ganhar pouco e sim no dar pouco. Aquele que pensa em si é pobre; o que dá é rico. 

Para evitarmos a pobreza precisamos dar! Quanto mais dermos, mais Deus vai nos dar (é bom lembrar que não se trata de barganha com Deus! Sou movido a dar, mesmo que não receba de volta o que dei).

 Devemos dar porque sabemos que temos bastante na poupança? De modo nenhum! Deus nos tratará da mesma forma que tratamos nossos irmãos. 

Se dermos tudo a eles, eles nos darão tudo! Se ganhamos pouco é porque ofertamos pouco! O ensino da Palavra é: “Dai e dar-se-vos-á!”

Dê e o Senhor dará a você; se não dermos aos outros, Deus não terá obrigação de nos dar.

 Muitos têm fé para pedir dinheiro a Deus, mas não tem fé para dar ofertas aos outros. Os novos crentes devem aprender essa lição logo.

 Aprendam isso: vocês devem dar da forma como gostariam de receber! Na verdade Deus Se compromete a suprir apenas um tipo de pessoa: as que estão dispostas a dar. 

Os termos em Lucas 6:38 são maravilhosos: boa medida. Quando Deus dá, ele nunca faz cálculos.

 Ele dá abundantemente! Seu cálice transborda: “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante”! Não esqueça: “com a medida com que medirdes vos medirão a vós”.

A forma do cristão administrar suas finanças não é segurando firmemente o dinheiro em suas mãos. 

Quanto mais seguramos, mais fatal ele se torna. 

Tal dinheiro será inútil; derreterá como gelo. Somente dando é que o dinheiro é aumentado. Segurar o dinheiro produz pobreza.

Semeando para Deus

“E isto afirmo: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” II Corintios 9:6. 

Isso se relaciona com as finanças do cristão. Não se trata de jogar fora e sim de semear. 

Como podemos colher se não semeamos? Muitas orações por suprimento não são ouvidas porque somos duros e queremos colher onde não semeamos! Semeia para seus irmãos e irmãos em dificuldade! Paulo está falando de enviar dinheiro para os irmãos pobres em Jerusalém.

 Muitos comem tudo o que ganham. Semeia um pouco e no próximo ano você terá o dobro. 

Entregando ao Senhor

A palavra de Deus é muito clara no Antigo Testamento: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro… e fazei prova de mim, diz o Senhor” Malaquias 3:10. 

O povo de Israel estava em grande pobreza nessa ocasião porque não deram ao Senhor.

 Se com 100 reais já é difícil, como será com 90? Esse é o raciocínio humano; mas “para os homens isso é impossível, mas com Deus tudo é possível” Meteus 19:26. 

O motivo da pobreza é os 100 reais e não os 90. Se entregamos a Deus, entramos na benção. 

Espalhando para Deus

“Um dá liberalmente e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo e se empobrece” Proverbiosv 11:24 Muitos não espalham e por isso nada sobra. Mas os que espalham se tornam ricos diante de Deus. 

Gastando para Deus 

Quando Elias orou pedindo chuva, a nação estava sofrendo grande seca. Mas, quando Elias ofereceu um sacrifício e pediu chuva, ele ordenou que derramassem água sobre o holocausto.

 A água era preciosa, mas Elias fez com que derramassem três vezes sobre o sacrifício, até a vala ao redor do altar ficar cheia de água. 

Não havia chovido ainda; não era um desperdício? Mas Deus enviou a chuva. Você quer a chuva do céu? Então derrame sua água primeiro.

Eis o problema de muitos: o apego ao que possuem. Depois querem que Deus os ouça. 

Sempre reservam um pouco para o caso de Deus não responder. Não, devemos gastar o que temos. Isso se aplica ao dinheiro. 

Os novos crentes (e os mais antigos) devem aprender a se livrar do poder de Mamom. Coloquemos tudo no altar.

O Suprimento de Deus

“E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as Suas riquezas em glória em Cristo Jesus” Filipense 4:19. Os de Corinto eram limitados no dar, mas os Filipenses eram generosos. 

Uma e outra vez eles supriram o Apóstolo Paulo; agora Paulo diz que Deus vai supri-los ricamente. 

Muitos tentam aplicar este versículo, mas esquecem que Deus supre os doadores e não os que apenas pedem! Quando sua panela estiver quase vazia e a botija faltando azeite, lembre-se de fazer um bolo para Elias, o profeta de Deus. Aí o seu pouco durará três anos e seis meses.

 Quem já ouviu falar de tal coisa? Isso não dá para uma refeição, mas se for dado a Deus primeiro, sua vida poderá ser sustentada por esse pouco.

A PRÁTICA CRISTÃ É DAR 

O Antigo e o Novo Testamento enfatizam a mesma coisa. Existe pobreza em nosso meio? A razão pode ser o apego ao que temos.

 Quanto mais nos amamos, mais fome teremos. Se a questão do dinheiro não for resolvida, nada será resolvido. Qualquer que considera o dinheiro como algo grande, está próximo da pobreza. 

Posso não ter condições de testemunhar de outras coisas, mas dessa eu posso: quanto mais seguramos o dinheiro, mais pobres nos tornamos. 

Vamos soltar o dinheiro, permitindo que ele realize milagres para Deus.

O gado nas montanhas e as ovelhas nos campos, pertencem a Deus. Quem é tolo em pensar que pode ser dono disso? Que o dinheiro da igreja seja vivo. 

Coloquemo-nos na Palavra de Deus, senão ele não terá como realizar Sua Palavra em nós. 

Vamos nos dar primeiro ao Senhor e depois soltar nosso dinheiro para que Ele possa nos dar. 

SETE FORMAS DE DAR 

Descuidada:Damos para toda 
causa, sem discriminação 
Impulsiva:Damos sem meditação
Preguiçosa:Fazemos bazares, etc.
Egocêntrica: Tocando trombeta 
Sistemática:Dando como hábito 
Imparcial:Dando a quem precisa
 e a quem Deus indicar
Sacrificial:Dando do necessário

Vamos ao 2 princípio:

BUSCANDO A DEUS

E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido2 Crônicas 31:21

Do mesmo modo que obedecer a Deus traz prosperidade, a busca por Deus também traz, veja:

Ele continuou a procurar Deus nos dias de Zacarias, que tinha entendimento através da visão de Deus; E enquanto ele procurava o Senhor , Deus o prosperou. 2 Crônicas 26:5

O Salmo de número 1 fala sobre o poder das influência. Este salmo diz que quando sentamos a roda dos escarnecedores, podemos ser influenciados por eles.

Trazendo para o assunto deste artigo (que é: como ser prospero), podemos perceber que quando buscamos constantemente a presença de pessoas corruptas, mentirosas, infiéis, maus profissionais ou que traem seus cônjuges, estamos mais propensos a agir como eles.

Certa pessoa disse que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Ou seja: se você passa muito tempo com sonegadores de impostos, você tem mais chance de sonegar impostos. Se passa muito tempo com quem não é fiel ao seu cônjuge, a chance de você cair na infidelidade é maior.

A Bíblia demonstra isso no seguinte provérbio:

Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. Provérbios 13:20

Todavia, quando buscamos a Deus, Ele passa a ser uma grande influência em nossas vidas. Logo: nos tornamos mais parecidos com Ele.

Diante disso, me responda: Deus é, ou não é, próspero? Claro que é!

Então dedique-se mais a passar tempo com Ele. Aprenda com Ele. Tenha prazer na presença dEle.

O Evangelho de Mateus confirma o que acabei de dizer, confira:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:31,33

Neste ponto, não posso deixar de chamar a sua atenção para algo. O versículo diz buscai primeiro o reino de Deus. Mas não está escrito buscai somente o reino de Deus.

Faço essa ressalva pois muitos cristãos, com base neste versículo, pensam que basta buscar por Deus que terão prosperidade financeira. E isto é um mito “bíblico” sobre dinheiro!

Pense bem… quantos cristãos você conhece que buscam a Deus constantemente e possuem uma vida financeira complicada? Eu conheço muitos.

Mas por que isso acontece? Por que buscar a Deus não é o único princípio de como ser próspero. É por isso que neste artigo estou descrevendo 9 princípios.

Dito isso, vamos ao próximo principio.

Vamos ao 3 princípio:

BUSCANDO A JUSTIÇA

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Salmos 37:25

O salmista Davi é enfático ao dizer que ao longo de sua vida nunca viu a descendência do justo a mendigar.

Escute o que vou dizer: se você quer prosperar, seja justo! Justo com as pessoas, justo nos impostos, justo no trato com o dinheiro.

Conheço cristãos que usam energia elétrica ilegalmente por meio de “gato”, que não declaram o imposto de renda quando deveriam declarar e que não devolvem o troco dado de forma errada. Ai eu te pergunto: como ser próspero agindo dessa forma?

A verdade é que todos estes “cristãos” possuem uma vida financeira péssima, cheia de dívidas e privações financeiras.

Existem alguns ditados populares que são uma afronta a Palavra de Deus. E um destes é aquele que diz: se ficou rico é por que roubou. Isso é pura mentira! Para possuir riqueza financeira (de forma duradora), é preciso ser justo.

Muitos veem os escândalos de corrupção mostrados nos teles jornais apenas por uma ótica: roubou, ficou rico!

E o outro lado da moeda? O outro lado da moeda diz: roubou, foi preso! Roubou, não tem paz! Roubou, vive com medo de ser pego!

Salomão escreveu que o salário do justo traz vida, mas a renda do ímpio traz castigo Provérbios 10:16.

 Jesus no sermão do monte disse que aqueles que tem fome e sede de justiça são felizes Mateus 5:6. 

Já o salmista diz que os justos viverão na presença de Deus salmos 140:13.

Portanto, não se esqueça: para uma prosperidade duradora, justiça e honestidade são pré-requisitos.


Vamos ao 4 princípio:

HONRANDO A DEUS

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Provérbios 3:9,10

Existem muitos modos de honrar a Deus: o adorando, tendo uma vida correta, praticando boas obras…

Mas um belo modo de honrar ao Criador é com os seus bens, com o seu dinheiro!

Você honra a Deus quando administra bem os recursos financeiros que Cristo deixou em suas mãos. Você o honra ajudando o próximo com os seus bens. Você honra a Cristo ofertando e dizimando na casa dEle.

Preste atenção no que vou dizer…

Quando você não poupa parte do seu salário (diga-se de passagem que recomendado é poupar pelo menos 10%), você não está honrando ao Senhor. E mais, você não está sendo sábio, afinal, a Bíblia diz que o sábio poupa Provérbios 21:20.

Quando você não ajuda o próximo mesmo tento condições, você não está desonrando ao Senhor e o amor de dEle não está em sua vida  1João 3:17.

Quando você não contribui na casa de Deus, você não está honrando ao Senhor! Até por que a Bíblia diz que Deus ama ao que dá com alegria 2 Coríntios 9:7.

Deus é o maior doador que existe. Ele doou o seu próprio filho.E  nós… nos somos feitos à imagem e semelhança de Deus, somo imitadores dEle. Por isso, também devemos ser doadores, também devemos honrá-lo com nossos bens!


Vamos ao 5 princípio:

PLANEJANDO-SE

Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. Provérbios 21:5

Planejamento é necessário para se ter sucesso em quase tudo na vida. Para evangelizar, para administrar uma igreja, para comprar um carro e para ter uma vida financeira próspera.

Planejar é preciso e quem falha em planejar, planeja falhar!

O próprio Deus trabalha por meio de planos. Veja a criação do universo como foi feita. Cada coisa no seu devido lugar, ao seu devido tempo: primeiro luz, depois firmamento, mares…

Novamente digo, somos copiadores de Cristo. Portanto, temos que agir como Ele!

Infelizmente, é tão comum encontrar pessoas cheias de sonhos mas vazias de planos. Estas dizem: eu queria abrir uma empresa, passar em um concurso, queria conhecer Israel, queria ser próspero financeiramente…

Dai você pergunta:

Você está poupando dinheiro para a viagem a Israel? A resposta é: ainda não.

Você está estudando para passar no concurso? A resposta é: não.

Qual é o seu projeto para abrir a sua empresa: A resposta é: ainda não tenho.

O mundo está farto de sonhos sem planos. Se você deseja realmente prosperar, você precisa começar a criar planos para a sua vida financeira.

E como é que criamos planos para a vida financeira? Por meio de um orçamento familiar! Colocando seus ganhos e gastos na ponta do lápis.

Caso você tenha facilidade com planilhas eletrônicas, recomendo que utilize a Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar. Essa é a planilha que eu uso para fazer o meu orçamento. Ela é prática, fácil de usar e já faz todos os cálculos para você!

Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar.

Mas ao fazer o seu orçamento, tome cuidado! As pessoas costumam superestimar o que podem fazer no prazo de 1 ano e subestimar o que podem fazer em 5 anos.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que muitos imaginam e planejam que vão fazer muito mais do que são capazes dentro de 1 ano. Vão poupar muito dinheiro, vão abrir empresa e faturar rios de dinheiro, vão ver a renda triplicar, em fim. Planejam coisas muito grandes para um período muito pequeno e acabam se frustrando por não conseguirem.

Em contra partida, muitos subestimam o que podem fazer em um prazo de 5 anos. E por que subestimam? Por que não fazem planos para este prazo! Ai, eu te pergunto: quais são os seus planos para os próximos 5 anos?

Você precisa de ter planos. Mas crie planos bem elaborados, planos verdadeiros, planos que não superestimam o que pode ser feito em prazos curtos e que não subestimam o que você pode ser feito em prazos mais logos.


Vamos ao 6 princípio:

SENDO DILIGENTE

A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbios 13:4

De nada adianta sonhar com uma vida próspera, sem ter planos para conquistá-la. Do mesmo modo, de nada adiante fazer planos e não segui-los diligentemente.

Provérbios 13:4 é claro ao dizer que o desejo sem ação é vão. Nesta mesma linha, certa vez ouvi a seguinte frase: tem poder que age!

Isto é a mais pura verdade. Mas a Bíblia não recomenda apenas a ação, ela recomenda a ação de forma diligente. E o que é ser diligente?

Diligente é a qualidade daquele que é rápido, cuidadoso, zeloso e que está sempre de prontidão.

Se você quer ser próspero financeiramente é preciso ser diligente no seu trabalho. É preciso trabalhar de forma focada, com cuidado, com zelo. É preciso trabalhar com foco em resultados.

Infelizmente, muitos trabalham de qualquer maneira, apenas para cumprir um horário. Muitos trabalham sem o menor foco, perdendo boa parte do tempo em redes sociais e em conversas que não levam a lugar nenhum.

Se você deseja ter uma vida próspera, você precisa ser diligente. Diligente com o seu propósito de vida, com a sua fé, com seus valores e diligente com o seu trabalho. Afinal, é quase impossível ser prospero financeiramente sem trabalho diligente.

O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. Provérbios 10:4

Mas como é que você se torna um trabalhador diligente? A resposta é: focando nos três pontos a seguir:

na quantidade produzida

na qualidade produzida

no resultado obtido

Evidentemente, você já sabe que produzir mais com maior qualidade é bom. Mas o que significa focar no resultado obtido?

Significa que nada adianta fazer muito e fazer bem se o que você está fazendo não agrega valor ao resultado necessário. O melhor carro do mundo nunca fará o serviço de um barco, não adianta entregar maçã se o que é preciso são bananas.

Isso parece obvio, mas não é!

Vou exemplificar… Certa vez conheci uma maquiadora que tentava a todo custo aumentar a sua clientela. O que ela fazia para isso? Comprava mais produtos e fazia cursos para ser uma profissional melhor e atender melhor as suas clientes.

Entretanto, por mais que ela tinha produtos melhores e se tornava uma profissional melhor, nenhum resultado aparecia. Sua clientela não aumentava.

Qual era o problema? O problema é que ela não agiu focada no resultado. Os clientes não aumentavam por que faltava divulgação, faltava marketing. A maneira correta dela agir seria, focar no resultado que era conseguir mais clientes por meio de uma divulgação melhor.

Percebe? Podemos trabalhar muito, podemos entregar produtos ou serviços de forma rápida e com qualidade, mas nada adiantará se o que entregarmos não trouxer os resultados desejados.

Se você é um funcionário, analise as atividades que realiza. Certamente você encontrará muitas tarefas que não geram os resultados desejados. Converse com a sua direção e proponha mudanças. O mesmo vale para empresários e autônomos.

É preciso seguir o que a Bíblia diz, é preciso trabalhar diligentemente como se estivéssemos trabalhando para o próprio Deus. Como se tivéssemos entregando resultados para o próprio Senhor.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Colossenses 3:23,24


Vamos ao 7 princípio:

BUSCANDO A SABEDORIA

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.Provérbios 3:13,16

Você quer ser próspero? Então busque sabedoria. A busque com todas as suas forças.

Busque sabedoria para ser o melhor profissional que você pode ser. Busque sabedoria para administrar da melhor forma o dinheiro que Cristo confiou a você. Busque sabedoria para fazer os melhores investimentos.

Mas preste atenção: sabedoria é diferente de conhecimento. Sabedoria e saber fazer. É conhecimento colocado em prática. Se você conhece, mas não faz: você não sabe! Veja o que está escrito em

João13:17: Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes. bem-aventurados sois se as fizerdes.

A Bíblia diz mais, Ela diz que todo homem prudente age com base no conhecimento Provérbios 13:16

Você precisa do conhecimento, mas também precisa agir com base nele. Conhecimento sem ação, não tem o menor valor.

Então, busque conhecimento, depois tome atitudes baseadas neste conhecimento.

Deixe eu dizer mais uma coisa: a sabedoria é a coisa principal!

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.

Provérbios 4:7. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. 8. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.

Parece estranho a Bíblia, que é um livro centrado no plano de salvação de Deus ao homem, dizer que a sabedoria é a coisa principal, não é?

Mas pense comigo…

Quem é sábio, faz o bem Eclesiastes 10:12. As palavras da boca do sábio são cheias de graça, mas os lábios do tolo o devoram. 

Quem é sábio, se afasta do mal Provérbios 14:16. O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro.

 Quem é sábio, leva as boas novas do evangelho Provérbios 11:30. O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.

 Quem é sábio, busca a salvação 2 Timóteo 3:15. e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Percebe que todas estas coisas direcionam para o plano de salvação de Deus ao homem? Portanto, sabedoria é sim a coisa principal! Que você a busque!

Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 

Como ser próspero: 

A prosperidade financeira não é a mensagem central da Bíblia. Mas não há como negar, prosperidade é sim um tema importante nas Sagradas Escrituras. Inclusive, vimos neste artigo que a Bíblia nos dá os princípios de como ser próspero. E estes princípios são:

Obedecendo ao Senhor

Buscando a Deus

Buscando a justiça

Honrando a Deus

Planejando-se

Sendo diligente

Buscando a sabedoria

Sendo assim, recomendo que você busque com todas as suas forças primeiramente o reino de Deus. Afinal, essa busca te dará uma eternidade muito próspera ao lado do Senhor.

Mas também peço que você siga os princípios bíblicos para a prosperidade financeira pois eles podem te oferecer uma vida financeira próspera em sua jornada terrena.


Vamos ao 9 princípio:

OBEDECENDO AO SENHOR

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

A prosperidade duradoura está relacionada à obediência aos princípios bíblicos. Aqueles que seguem o que Deus determina, tendem a ser mais prósperos.

Quando analisamos a história do povo israelita, podemos notar isto. Quando o povo seguia os estatutos divinos, havia prosperidade. Veja:

Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;

E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Levítico 26:3-5

Mas quando a nação se afastava de Deus, o povo perecia:

Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,

então assim os tratarei: eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.

Levítico 26:14, 16

Evidentemente estas são palavras direcionadas a nação de Israel no tempo da lei (vivido no Antigo Testamento) e hoje vivemos no tempo da graça (Novo Testamento).

Mas não se engane, aqueles que seguem os princípios bíblicos estão mais propensos à uma vida de prosperidade. O próprio Jesus, em pleno tempo da graça, disse que são felizes os que observam a palavra de Deus (Lucas 11:28).

Em Tiago 1:25 existe outra passagem linda que comprova este fato:

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Tiago 1:25

Ser feliz naquilo que fizer, significa ser próspero. Portanto, a obediência ao Senhor contribui sim para a sua prosperidade na terra.

Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -


Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs