DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

TUDO SOBRE DINHEIRO NA BIBLIA


TUDO SOBRE DINHEIRO NA BÍBLIA

 O dinheiro é um tema recorrente na Bíblia, e sua relação com a vida cristã é discutida de diversas maneiras. A Bíblia não condena o dinheiro em si, mas adverte sobre o amor ao dinheiro e o modo como ele é utilizado. Vamos explorar o que a Bíblia diz sobre o dinheiro em relação ao comportamento cristão, sua administração e os ensinamentos sobre a prosperidade, generosidade, avareza e os perigos de se apegar ao dinheiro.


1. O Dinheiro como uma Ferramenta.

Na Bíblia, o dinheiro é frequentemente visto como uma ferramenta, algo que pode ser usado para o bem ou para o mal, dependendo das intenções de quem o possui.


- Eclesiastes 10:19: “O dinheiro responde a tudo.”  

  - Este versículo reconhece que o dinheiro tem poder para resolver muitas situações práticas da vida. No entanto, ele não deve ser o centro da nossa vida, como veremos em outros ensinamentos.


- 1 Timóteo 6:17: “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas desfrutarmos.”

  - Aqui, Paulo ensina que, embora as riquezas sejam úteis, nossa confiança deve estar em Deus, não nas posses materiais.


2. O Perigo do Amor ao Dinheiro

A Bíblia é clara ao advertir sobre o perigo de amar o dinheiro. O dinheiro em si não é o problema, mas quando ele se torna o centro da nossa vida, pode nos desviar do propósito de Deus.


- 1 Timóteo 6:10: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

  - Este versículo destaca que o amor ao dinheiro pode levar à tentação e ao pecado. A busca incessante por riquezas pode nos afastar de Deus.


- Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, ou se dedicar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a mamom (riquezas).”

  - Jesus ensina que o dinheiro (mamom) não deve ser o senhor da nossa vida. Devemos escolher servir a Deus acima de tudo.


3. A Generosidade e a Dízima

A Bíblia também fala sobre o dízimo e a oferta, enfatizando a importância de ser generoso e de dar ao Senhor com um coração alegre.


- Malaquias 3:10: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento na minha casa; e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior bênção.”

 - A prática do dízimo é uma forma de honrar a Deus com as nossas finanças. Deus promete abençoar aqueles que são fiéis no que diz respeito ao dízimo.


- 2 Coríntios 9:7: “Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza, nem por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”

  - O apóstolo Paulo ensina que o coração ao dar é mais importante do que a quantia. Deus não quer que as pessoas deem com relutância ou por obrigação, mas com um espírito alegre e generoso.


4. Riquezas Terrenas x Riquezas Eternas

A Bíblia também adverte sobre a transitoriedade das riquezas terrenas e a necessidade de focarmos nas riquezas eternas.


- Mateus 6:19-21: “Não ajunteis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corrompem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corrompem, e onde os ladrões não minam nem roubam; porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

  - Jesus ensina que devemos priorizar o Reino de Deus em vez de amontoar riquezas materiais. O foco deve ser nas coisas eternas.


- Lucas 12:15: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardaivos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância dos bens que possui.”

 - A abundância de bens materiais não define uma vida bem-sucedida aos olhos de Deus. Jesus alerta contra a avareza e ensina que nossa vida é mais do que os bens que possuímos.


5. A Parábola do Rico Insensato

Em Lucas 12:16-21, Jesus conta a parábola do rico insensato, um homem que acumulou grandes riquezas, mas não considerou o seu destino eterno.


- Lucas 12:19-21: “E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”

  - Esta parábola ensina que o acúmulo de riquezas sem consideração pela vida espiritual é insensato. A verdadeira riqueza é aquela que é acumulada no relacionamento com Deus.


6. A Desigualdade Social e o Uso Responsável do Dinheiro

A Bíblia também ensina que devemos cuidar dos pobres e dos necessitados, e usar o dinheiro de forma responsável para ajudar aqueles que estão em necessidade.


- Provérbios 19:17: “Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e ele lhe pagará o seu benefício.”

  - Quando ajudamos os necessitados, Deus vê isso como um empréstimo feito a Ele, e Ele promete retribuir.


- Mateus 25:35-40: Jesus, na parábola do julgamento final, afirma que ajudar os necessitados é um ato de serviço a Ele: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me deste de beber; era estrangeiro, e me hospedastes...”


7. O Exemplo de Jesus e os Ensinos sobre o Dinheiro

Jesus, embora não tenha sido rico, falou frequentemente sobre o dinheiro e o uso responsável dele. Ele exemplificou a vida de simplicidade, dependência de Deus e generosidade.


- Mateus 8:20: “Jesus lhe disse: As raposas têm covis, e as aves dos céus têm ninho; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

  - Jesus vivia de forma simples e não buscava riquezas materiais, mas focava no Reino de Deus.


Conclusão

A Bíblia não condena o dinheiro, mas adverte sobre os perigos de amá-lo e fazer dele a prioridade em nossas vidas. A verdadeira prosperidade, segundo as Escrituras, não é medida por riquezas materiais, mas pela generosidade, pela fidelidade a Deus e pelo uso responsável do que Ele nos dá. 

Devemos ser bons mordomos de nossas finanças, sendo generosos, ajudando os necessitados e acumulando tesouros no céu, onde nada pode corroer ou roubar.


Deus nos chama a sermos fiéis em todas as áreas de nossas vidas, incluindo nossa administração do dinheiro.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.


blogs