DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

ABRAÃO SACRIFICA NO ALTAR


Abraão sacrifica no altar


Gênesis 22: 9

 “E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha”.


O episódio de Abraão sacrificando no altar é um dos momentos mais significativos e emocionantes da Bíblia, descrito em Gênesis 22. Este evento não só revela a fé de Abraão, mas também é um marco da obediência a Deus e do relacionamento especial entre Deus e o patriarca. O sacrifício de Abraão no altar também aponta para temas de fé, confiança em Deus, obediência e o sacrifício de Jesus Cristo no futuro. 


1. O Chamado de Deus para Sacrificar Isaque.


Em Gênesis 22:1-2, Deus chama Abraão para fazer um teste de fé:


- Gênesis 22:1-2: "Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então Deus disse: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes que eu te direi."


Deus pede que Abraão sacrifique seu filho, Isaque, a quem ele amava profundamente. Este é um pedido extremamente difícil, pois Isaque era o filho prometido por Deus, aquele por meio do qual Deus cumpriria Suas promessas a Abraão. Essa ordem foi uma grande prova de fé.


2. A Obediência de Abraão

Abraão, embora não entendesse completamente o que Deus estava pedindo, obedeceu sem questionar. Ele se preparou para o sacrifício e partiu para o local indicado por Deus. A jornada até o monte Moriá foi longa, e, ao longo do caminho, Abraão e Isaque tiveram uma conversa notável. Isaque perguntou a seu pai onde estava o cordeiro para o sacrifício, e Abraão respondeu:


- Gênesis 22:7-8: "Então Isaque falou a Abraão, seu pai: Pai, eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão respondeu: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E assim ambos caminharam juntos."


Abraão demonstrou uma fé inabalável, crendo que Deus providenciaria uma solução, mesmo que isso significasse, para ele, a morte de seu filho. Esta expressão de fé é uma das passagens mais marcantes da Bíblia.


3. O Sacrifício Preparado e a Intervenção Divina


Quando chegaram ao monte, Abraão construiu o altar, colocou a lenha sobre ele e amarrou Isaque para sacrificá-lo. O momento culminante do teste de fé de Abraão aconteceu quando ele levantou a faca para sacrificar Isaque.


- Gênesis 22:10-12: "Então estendeu Abraão a mão, e tomou a faca para imolar o seu filho. Mas o anjo do Senhor o chamou do céu e disse: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. E disse: Não estendas a mão sobre o rapaz, e não lhe faças nada, porque agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, o teu único filho."


Neste momento de crise, Deus intervém e impede o sacrifício. A fé de Abraão foi testada até o último momento, mas ele demonstrou uma confiança absoluta em Deus, e essa obediência foi mais importante para Deus do que o sacrifício de Isaque.


4. Deus Proverá o Cordeiro (A Substituição de Isaque)


Após a intervenção divina, Abraão olhou para o lado e viu um carneiro preso pelos chifres em um arbusto, o qual ele sacrificou em lugar de seu filho.


- Gênesis 22:13-14: "Então Abraão levantou os olhos e olhou, e eis que atrás dele havia um carneiro, preso pelos chifres, num arbusto; e Abraão foi, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. E Abraão chamou aquele lugar: O Senhor proverá; por isso se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá."


Este momento é significativo porque Deus não permitiu que Isaque fosse sacrificado, mas providenciou um cordeiro substituto, simbolizando a provisão de Deus em momentos de necessidade.


5. O Teste de Abraão e o Compromisso de Deus


Depois que Abraão demonstrou sua total obediência, Deus renovou Sua promessa e fez um juramento, dizendo que abençoaria Abraão e sua descendência, prometendo-lhe uma grande nação.


- Gênesis 22:16-18: "E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porque fizeste isso, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está à margem do mar; e a tua descendência possuirá as portas dos seus inimigos. E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz."


6. O Significado Espiritual


O sacrifício de Abraão no altar tem muitos significados espirituais e teológicos:


- Fé inabalável: Abraão demonstrou uma fé absoluta e incondicional em Deus, que é um exemplo para todos os cristãos. Ele confiou em Deus mesmo em situações difíceis e sem entender completamente os planos de Deus.

- Substituição de Isaque: O carneiro substituto é uma clara figura de Cristo, que seria o Cordeiro de Deus (João 1:29), que foi sacrificado para nos salvar. O cordeiro morreu no lugar de Isaque, assim como Jesus morreu no nosso lugar, tomando sobre Si os nossos pecados.

- Obediência a Deus: O ato de Abraão de obedecer a Deus, sem questionar, é um exemplo de submissão à vontade divina. Isso nos ensina que devemos confiar e obedecer a Deus em todas as circunstâncias da nossa vida.

- Deus Proverá: A frase "O Senhor proverá" (Jehová Jiré) se tornou uma expressão importante na fé cristã, lembrando-nos de que Deus sempre proverá as nossas necessidades, mesmo em tempos de dificuldade.


7. Conclusão

O episódio de Abraão sacrificando no altar é uma história de fé, obediência e provisão divina. Abraão foi desafiado a confiar em Deus em um momento crucial, e sua resposta foi uma demonstração de total confiança no Senhor. Deus, em Sua misericórdia, não permitiu o sacrifício de Isaque, mas providenciou o cordeiro, que é uma figura profética de Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus, que seria sacrificado em nosso lugar.

Esse relato é fundamental para entender a importância da fé, da obediência e da confiança na provisão de Deus para aqueles que O buscam e obedecem à Sua vontade.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.


blogs