DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

Privilégio para um Cristão e ser Dízimista

Privilégio para um Cristão e ser Dízimista

 Primeiro, porque reconhece que tudo pertence ao Senhor ( Sl 24;1)

Segundo, porque tem um coração agradecido, por tudo que de Deus recebe, pois tudo vem dele. Mas, quem são e onde estão os que assim pensam?

São aqueles que verdadeiramente foram transformados pelo poder do nome de Jesus e cujas vestes foram lavadas pelo sangue da remissão, encontram-se dentro dos princípios bíblicos, das igrejas e são membros do Corpo Vivo de Cristo e tudo fazem para ver a expansão deste corpo, o crescimento da obra.

*Dízimos é mandamento, que precisa ser pregado, ensinado e colocado em prática. Dízimo é obediência, amor e fidelidade a Deus e compromisso com o Reino.

Quanto devo devolver ao Senhor? Com quanto devo ficar? Quando devo entregar o dízimo e aonde?

Estas e outras perguntas serão respondidas no decorrer desta ministração, que tem como objetivo abençoar tua vida.

Há muitos que dão o dízimo, tem prazer nisso e por isso às vezes dão mais de 10% . Conhece-se casos excepcionais que só ficam com o dízimo e entregam o resto para o Senhor.

Infelizmente, por negligência, ou falta de conhecimento da Palavra, ou desajuste financeiro, muitos dentro de nossas igrejas, têm experimentado demônios (devoradores) agindo e destruindo a vida abundante que o Senhor Jesus quer dar, negligenciam a palavra e como conseqüência entregam debalde ao diabo, gastos supérfluos em farmácias, oficina mecânica, etc… E quando se está sob o domínio do devorador, não existe oração nem pregador na face da terra, com poder pra repreende-lo. O devorador é um demônio, principado, cabeça de uma hierarquia, que só atende a voz de comando do próprio Deus, e isto quando, você entrega seu dízimo. Ml 3;10-11 Trazei todos os dízimos e Eu, o senhor dos Exércitos, repreenderei o devorador.

A questão do dízimo é espiritual, e por ser um problema espiritual, precisa ser tratado de forma espiritual. Antes de continuar ouvindo, sobre este assunto, pare e faça uma oração, pedindo a Deus que quebre toda a resistência existente em sua vida e lhe dê um coração novo e uma mente nova para entender tudo quanto o Espírito Santo vai lhe ensinar.

POR QUE DAR O DÍZIMO?

Há muitos que dão o dízimo, para fazer uma espécie de negócio com Deus. Dão para receber em troca muitas bênçãos.( não esta pecando, a benção provem da obediência)

Mas não é por isso que devemos ser dizimistas. Quais as razões então?

 Submissão ao Mandamento divino

Dízimos, é questão de mandamento, e sem a intenção de sermos legalistas, devemos dar o dízimo porque é determinação do Único Senhor de nossas vidas: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro...”. Esta é a Lei e o motivo está na continuação do Versículo: “…para que haja mantimento na minha casa…” (Malaquias 3:10).

Assim como Deus sustenta a Igreja, dando-lhe o apoio espiritual necessário, cabe a nós membros do corpo, o apoio material para que a obra não pare. Para que haja mantimento(prosperidade) na minha casa. E quando a casa do Pai é prospera, os filhos são agraciados. (Se a congregação é prospera, os membros serão prósperos)

Atitude de Voluntariedade

Se queremos expressar nossa obediência a Deus, temos no dízimo uma boa oportunidade para aplicá-la. Mas o crente não deve dar o dízimo somente porque seja Lei. Ele deve dá-lo por amor a Deus, a Igreja e a Obra. Não por obrigação, más por voluntariedade, com prazer.

 O apóstolo Paulo, escrevendo aos membros “MÃO FECHADA” da Igreja de Corinto, disse: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não por tristeza ou por OBRIGAÇÃO, porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Corintios 9:7). O crente que dá o dízimo de cara feia, impelido pela obrigação, tira o valor da sua Oferta, pois não entrará na contabilidade de Deus. Lembre-se de que o seu dinheiro, antes de ser dízimo no envelope da Igreja, precisa ser oferta no seu coração. Por outro lado, dízimo não é doação, (não se dá). Dízimo é devolução, (se devolve).

Dizimar é demonstração de honestidade

Deus recusou a oferta de Caim, pois sua oferta não era de todo coração, fazia por obrigaçào. Porque um dízimo dado por obrigação não tem significado para Deus. Enganamo-nos quando pensamos que Deus está olhando para o valor do nosso dízimo. A questão não esta no valor, más sim na obediência do coração, Ele está olhando para o coração de quem está dando o dízimo. Se o dízimo for fiel, isto é, se for dado integralmente para Deus,(porque tem pessoas que é dizimista, más não é fiel, mente pra Deus como Safira e Ananias At 05), más se somos íntegros com Deus, o nosso coração estará aliviado, alicerçado na fidelidade. Se ficarmos com um pouquinho só para nós, o nosso coração acusará a nossa falha, e em contrapartida, estaremos abrindo brechas para atuação do devorador, que não faz base no valor, más sim na quebra dos princípios.PARA O DEVORADOR TANTO FAZ ROUBAR UMA CANETA COMO UM CARRO, TANTO FAZ UM MILHÃO, QUANTO UM CENTAVO. E o Deus que sonda os nossos corações abençoará ou não a nossa oferta. Foi assim que Jesus procedeu ao comparar a oferta da viúva pobre ( a oferta foi pouca,mas honesta), Jesus fez comparação com a oferta do rico soberbo. Ele viu o coração da viúva e do homem e acabou afirmando que a oferta da viúva foi a maior. Pôr que? Porque não há fidelidade se não houver honestidade (Marcos 12:41).

ULTRAPASSANDO A LEI, não estamos no tempo da lei, e sim no tempo da graça.

Há quem diga que o dízimo é coisa da lei, más quem diz isto, precisa conhecer melhor a bíblia, pois o dízimo foi estabelecido antes da Lei. Foi ensinado por Abraão (Gênesis 14:20), um homem de FÉ, e isto muito antes de Moisés, que instituiu a lei. E mais: O dízimo da FÉ foi precedido pela OFERTA VOLUNTÁRIA que surgiu no coração de Abel (Gênesis 4:3), antes de Abrão.

Categoricamente afirmamos que o dízimo é 10 por cento da nossa renda bruta. Mas se dissermos que os Dízimos no Velho Testamento ultrapassavam à 10 por cento, e que no Novo Testamento da graça somos desafiados a ultrapassar a Lei, estaríamos cometendo algum absurdo? Vejamos:

 O Dízimo no Velho Testamento

No Velho Testamento havia mais do que um dízimo. Eram os dízimos.Por isso a expressão pluralizada em Malaquias 3;10: “Trazei os dízimos“.

Vamos analisar esses dízimos rapidamente:

Já fizemos referência (Gênesis 14:20); de Abraão, que deu o dízimo de tudo.

Más havia também as ofertas dos primeiros frutos(primícias) Números 18:13; a colheita dos primeiros frutos, do primeiro gado, primeira renda que entrava,era ofertado a obra de Deus.

Depois: os dízimos de todo o fruto do ano (Dt. 14:22); qual foi o lucro total do ano?, somavam tudo e mais uma vez, dizimavam.

Más não paravam por ai, ao fim de três anos seria tirado novamente o dízimo daquilo que haviam dizimado em três anos(Dt.14:28);

E como se não bastasse, na época das colheitas, as espigas que caiam no chão e os cantos das propriedades, eles tinham que deixar, para os pobres e peregrinos; (Levitico 19:9-18. Era a Lei de Deus. Uma forma do homem não ser apegado aos bens materiais. Somando então os dízimos dos fiéis de Deus, no Velho Testamento, certamente ultrapassaria os 30%, e não somente os 10% como entendemos hoje.

O Dízimo no Novo Testamento

Jesus Cristo faz referência ao dízimo, pedindo não somente o cumprimento da Lei, mas entrega de vida junta com o dízimo. Em Mateus 23:23 lemos: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois que dizimais a hortelã, o endro o cominho, e desprezais o mais importante da Lei, o juízo, a misericórdia e a fé, devíeis porém, fazer estas coisas s em omitir aqueles”.

Notemos, portanto que Jesus não dispensou o dízimo por ser Lei, mas colocou outras coisas importantes antes do dízimo, mostrando, assim, que o dízimo é o mínimo, que um crente pode fazer. O crente que não entrega o dízimo não faz nem o mínimo na Obra Cristã, na obra de Deus. E quando não há fidelidade no mínimo, Jesus deixou claro, jamais será colocado no muito. Veja que até os fariseus, que não tinham vivência espiritual davam os dízimos; quanto mais nós, que de acordo com a palavra, devemos excedê-los em toda boa obra.

O crente que deseja ser fiel a Jesus Cristo deve dar provas de que está disposto a servi-lo em tudo. Pôr que nós, que estamos na graça, não fazemos em alvo que ultrapasse a Lei?

“Aquele que pouco semeia, pouco também ceifará, e o que em abundância semeia em abundância também ceifará“(II Corintios 9:6).

 É A IGREJA QUE ADMINISTRA

O dízimo é do Senhor, mas como fazê-lo chegar a Deus? Onde defrontá-lo? Há um lugar especial? Onde posso gastá-lo em qualquer lugar desde que seja para Deus?

Estas perguntas merecem respostas, pois muitos irmãos precisam saber o princípio e o zelo divino quanto ao lugar certo, adequado. O lugar certo é na Igreja! Isso quer dizer que não podemos desvincular Cristo da Igreja, ou a Igreja de Cristo. Há uma união inseparável. O próprio Deus mandou que trouxéssemos os dízimos à sua casa (Malaquias 3:10). Desde o princípio, alguém era levantado por Deus, para ser o responsável. No ministério de Jesus, Judas Iscariotes era o tesoureiro.

Más muitos são tentados a administrar o seu dízimo. Acreditam somente na sua própria capacidade administrativa. ( muitos dizem: não entrego os meus dízimos, más compro isto ou aquilo). Isto não é de Deus. Se não nos agrada o destino dado ao dízimo, certamente não estamos sendo atuantes na Igreja. Estamos sendo omissos em alguma coisa, não opinamos, não propomos, não apoiamos. Em outras palavras; não nos interessamos pelas resoluções da Igreja e então nos afastamos. Afastados passamos a crer mais em nós próprios e passamos a competir com a Igreja, a fazer críticas a respeito do destino das finanças da igreja. Quando você vê alguém com comentários maldosos, pode ter certeza, ELE NÃO É FIEL, porque o fiel só se preocupa em ser fiel. A Bíblia nos diz(Dt. 12:17.18).: “Nas tuas portas não poderás comer o dízimo, mas comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus” O lugar é a Igreja! Aquele que não entrega seus dízimos, ou entrega pelas metades, (roubam a Deus), e roubadores não herdam o reino de Deus. 1 Cor 6;10

Abraão serve como nosso modelo, quando entrega o dízimo a Melquisedeque (Gênesis 14:20). Ele não ficou com o dízimo para administrá-lo, mas preferiu ouvir a voz do Espírito Santo, que lhe ensinou como proceder. Se quisermos contribuir com alguma entidade, asilos, orfanatos ou compras de Bíblias e folhetos, etc. façamos com os 90% que Deus nos deixou, pois no mundo espiritual, 90% na fidelidade, é muito mais que 200% na infidelidade.

QUANDO DEVO ENTREGAR MEUS DÍZIMOS?

No Velho Testamento o dízimo era dado anualmente e nas épocas da colheita e datas festivas. No Novo Testamento, conforme recomendação de Paulo, era dado semanalmente: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar”(I Corintios 16:2).

O costume de nossos dias é dar o dízimo mensalmente, porque giramos em torno de pagamentos mensais, OU DE ACORDO COM NOSSOS VENCIMENTOS.

Outro fator importante em relação ao dízimo, é que a entrega deve ser pessoalmente.

O dízimo não é um pagamento. É uma oferta do coração do crente ao seu Deus. Pôr ser uma atitude tão significativa, deverá ser feita pelo próprio dizimista. O verdadeiro dizimista não deve mandar o seu dízimo por outra pessoa quando ele mesmo pode levá-lo, exceto se não houver possibilidade, ou se é feito em conjunto marido e mulher, legalmente casados, pois diante de Deus, torna-se um. Entrega de dízimo, não é pagamento, é diferente do pagamento de um carnê ou de uma mensalidade qualquer. Entregar o dízimo ao Senhor, significa fazer daquele instante um ato de culto, de adoração e de louvor ao nosso criador, por isto sempre na entrega dos dízimos, eu uso a expressão; “você esta na liberdade do Espírito pra adorar o Senhor”. Adorar o Senhor na entrega do dízimo, é você através deste ato, dizendo a Ele: TÚ ÉS O DEUS DA MINHA VIDA, E EM MINHA VIDA TU TENS A PRIMAZIA.

 O dízimo literalmente é prova de fé

O dízimo é uma prova de fé. Não é necessário acertarmos nossa vida financeira primeiro para depois darmos o dízimo. Quem pensar assim, nunca entregará o dízimo. O dízimo é a primeira quantia a sair do nosso pagamento, são as primícias. Se estivermos em dificuldades financeiras, se cada centavo, representa muito para nós, não seria a retenção do dízimo que iria solucionar nossa situação. Se estivermos ameaçados, não deveremos buscar solução em nós mesmos, pois não a teremos. Não podemos nos ajudar. Precisamos, sim, é da ajuda de Deus. Não devemos dar um passo em direção a nós mesmos, mas em direção a Deus. Pôr isso o dízimo deve ser entregue com fé. Devemos investir na sua promessa, sabendo que Ele é Deus, rico e poderoso. Às vezes agimos como Jacó, que fez uma promessa a Deus dizendo se o guardasse na viagem de volta para casa de seu pai e se lhe desse pão para comer e vestidos para vestir, Jacó lhe daria o dízimo de tudo quanto recebesse (Gênesis, 28:20.22). Jacó quis primeiro as bênçãos para depois dar o dízimo, fez o oposto da palavra, e colheu decepção. Ml 3;10 diz, traga o dízimo e faça a prova, Jacó primeiro fez a prova, pra depois entregar o dízimo. Entendemos que primeiro o crente deve dar um passo de fé para depois merecer as bênçãos. Deus quer que o crente faça prova de sua promessa, quando diz: “…fazei prova de mim… se eu não vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bênção, tal que ela vos advenha a maior abastança” (Malaquias 3: 10).

CONCLUIR.

FFFO avivamento começa quando cada crente deixa de roubar e de comer os dízimos do Senhor( Joel/Ageu). Só assim se torna possível realizar as obras de grande vulto, quando o coração do povo se põe nas coisas do Senhor. Sejamos gratos a Deus. Ele tem nos dado tudo. E, como se não bastasse, ainda deu-nos a Salvação eterna por meio de seu Único Filho, Jesus. Rom 8;32, Aquele que não poupou o seu filho, más entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele gratuitamente todas as coisas? Pense nisto meu irmão, não deixe o diabo humilha-lo(a), fazendo-o(a) passar por duras provações, impedindo-o(a) de demonstrar amor pela igreja e paixão pelas almas. Comece agora mesmo um momento novo com o Senhor da Igreja e com a igreja do Senhor. Seja fiel; porque Deus é fiel! Seja um(a) dizimista e experimente uma vida alegre de bênçãos com o Senhor e lembre-se: se o dinheiro( 1 Tm 6;10,é a raiz de todos os males, e por esta cobiça, muitos desviam da fé, sendo ultrapassados com muitas dores, (Prov. 10:22) a bíblia garante, a bênção do Senhor é que enriquece; e ele não acrescenta dores.

Seja fiel, e tome posse da benção, Deus não conta com o físico pra ti prosperar (Josué 1;7-8), apenas com tua obediência. 

 Ser dizimista, é mais que privilégio, é uma questão de fé!….


Pr BenedC OliV


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs