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A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

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PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

Aprender a Falar bem em Público

Aprender a Falar bem em Público

“Ler é aprimorar seus conhecimentos e compreender a vida

ao seu redor”


1- Dá para aprender a falar bem em pouco tempo

• Você já sabe falar. Aprenda a conhecer sua própria comunicação. Use diante do público o

mesmo vocabulário, o mesmo ritmo da fala e a mesma gesticulação que utiliza no seu

dia a dia.

• Fale em público como se estivesse conversando em casa com um grupo de amigos ou

familiares.

• Falar em público é uma conversa, só que um pouco mais animada. Portanto, fale em

público como se estivesse participando com entusiasmo de um bate-papo.

• Adapte o volume da voz ao ambiente e use o vocabulário de acordo com a formalidade da

circunstância e as características dos ouvintes.

• Invista na comunicação. Trata-se de uma das competências mais valorizadas no

relacionamento social e na vida corporativa. É possível aperfeiçoar em pouco tempo sua

própria maneira de se expressar.


2 Fique pronto em menos de 29 minutos

• Antes de começar a falar, saiba qual é o assunto e o objetivo do evento. Para tanto,

descubra o que levou os ouvintes àquela reunião.

• Cumprimente os ouvintes de acordo com a formalidade da circunstância. “Senhoras e

senhores”, “olá, pessoal” ou “bom dia/boa tarde/boa noite a todos” quase sempre serão

suficientes.

• Agradeça o convite para falar ali e explique como a plateia pode se beneficiar com sua

apresentação.

• Com apenas uma ou duas frases, descreva o assunto de que vai tratar.

• Esclareça qual é o problema ou faça um histórico, um retrospecto do tema.

• Apresente a solução, se levantou um problema, ou fale do momento atual, se começou

fazendo referências ao passado. Aqui vale usar exemplos, estatísticas e pesquisas como

reforço de argumentação. Para ilustrar, conte uma história e, se for necessário, refute as

objeções.

• Conclua pedindo a reflexão ou a ação dos ouvintes.



3 Você vai falar daqui a pouco

- Siga o roteiro abaixo se for convidado, de surpresa, a falar quando já estiver no local do

evento:

• Identifique o tema e o motivo da reunião. Saiba por que as pessoas estão naquele local.

• Para iniciar seu discurso, escolha um assunto que domine. Você pode falar de sua

atividade profissional, fazer referência a determinada passagem de um livro ou à cena de

um filme que considera marcante, comentar sobre uma viagem, um fato que tenha

presenciado ou uma notícia que esteja acompanhando.

• Associe esse assunto que conhece bem ao tema principal a ser desenvolvido. Para isso,

use uma ideia de ligação. Por exemplo: “desafio”, “superação”, “dificuldade”, etc.

• Preste atenção nas palavras dos outros palestrantes e faça anotações. Inclua essas

informações na sua fala. Lance mão de ideias de ligação também nesse caso para fazer

associações com o tema principal.


4 Cinco passos para ter sucesso na comunicação

• Conheça o assunto e demonstre domínio do tema a ser apresentado. Quanto mais

conhecimento tiver sobre a matéria que irá expor, maiores serão sua segurança e sua

desenvoltura.

• Ordene bem o raciocínio: tenha uma linha lógica com começo, meio e fim.

• Fale com envolvimento e emoção. Se não demonstrar interesse pelo que fala, não

poderá envolver e interessar os ouvintes.

• Tenha personalidade na voz e na maneira de se expressar. Procure falar sempre um

pouco mais alto do que seria suficiente para que as pessoas o ouvissem.

• Aprenda o máximo que puder sobre os ouvintes e adapte a mensagem de acordo com as

características deles.

• Seja natural e espontâneo.


5 Dicas para criar e elaborar apresentações

- Dedique-se ao momento da criação. Pense nos possíveis temas que pode abordar.

• Escolha o tema e determine de maneira clara os objetivos que pretende atingir.

• Discorra sobre assuntos que conheça bem e que lhe deem prazer. Quanto mais envolvido

estiver com o assunto, mais facilidade terá de falar sobre ele.

• Delimite o assunto aos aspectos que possam ser estudados e desenvolvidos dentro do

tempo disponível para a pesquisa e a apresentação.

• Qualquer que seja o tópico, adapte-o sempre ao interesse e às expectativas dos ouvintes.

Pequenos ajustes ou ilustrações podem ajudar.

• Torne sua apresentação atraente. Se o tema já estiver meio desgastado pelo tempo ou

• Torne sua apresentação atraente. Se o tema já estiver meio desgastado pelo tempo ou

por excesso de uso, adorne-o com uma roupagem mais interessante


6 Organize sua mensagem rapidamente

• Organize a mensagem pensando sempre em facilitar o entendimento dos ouvintes.

• O melhor método é aquele que permite a você usar mais seus conhecimentos.

• Os ouvintes devem achar as informações interessantes.

• Use marcos temporais para ajudar a estabelecer o contexto. Por exemplo, como as

pessoas se dirigiam ao local de trabalho nos anos 1950, qual o meio de transporte que

passaram a usar nos anos 1970 e 2000, qual utilizam nos dias de hoje e o que utilizarão

no futuro.

• Use também marcos espaciais. Fale sobre como o tema se aplica nas diferentes regiões.

Por exemplo, como é a educação na América do Norte, na Europa, na Ásia e na América

do Sul.

• Aborde o tema considerando os problemas que o constituem e as soluções que poderão

ser oferecidas.

• Associe vários métodos para planejar a apresentação e organizar o raciocínio.



7 A melhor técnica para falar em público

-Experimente todas as técnicas que puder e escolha a que julgar mais conveniente.

• Olhe para as anotações como se estivesse pensando, sem se precipitar.

• Leia a frase e depois comente, amplie, discorra. Ao terminar o comentário, leia a frase

seguinte e faça outras observações e considerações. Você se sentirá seguro com o apoio

das anotações e livre para desenvolver o raciocínio diante dos ouvintes.

• Procure segurar as folhas com anotações na altura da cintura.

• Mesmo que decorar a fala seja considerada a pior de todas as técnicas de apresentação,

se você tiver facilidade para memorizar, capacidade de interpretação e jogo de cintura

para contornar algum esquecimento, não haverá qualquer problema em recorrer a esse

artifício.

• Recursos visuais na medida certa também podem servir de apoio.


8 Na hora de expor e aprovar uma proposta

- Antes de apresentar uma proposta, converse pessoalmente “nos bastidores” com os

envolvidos na avaliação dela. Assim, será mais fácil afastar as possíveis resistências.

• Os ouvintes apresentam características peculiares. Procure descobrir a faixa etária, o

nível intelectual e o conhecimento que possuem sobre o assunto. Dessa forma, será mais

simples adequar a mensagem ao interesse e às características das pessoas.

• Avalie se há resistência dos ouvintes. Se ela for em relação a você, mostre conhecimento

e autoridade. Se for relacionada ao assunto, inicie tocando nos pontos com os quais o

público concorda. Se o problema for o ambiente, prometa ser breve na exposição.

• Não use um argumento polêmico para apoiar outro argumento polêmico.


9 Como enfrentar o medo de falar em público

- Como os primeiros momentos da apresentação são os mais difíceis, saiba o que dizer no

início.

• Leve um roteiro escrito como apoio. Mesmo que não sejam utilizadas, as anotações

deixarão você mais seguro.

• Para que o tremor das mãos não seja percebido pelos ouvintes, imprima seu discurso em

uma folha mais encorpada.

• Não tenha pressa para começar. Inicie falando devagar e com volume de voz mais baixo

até se sentir mais confiante.

• Se estiver muito nervoso, no princípio apoie as mãos na mesa ou no encosto da cadeira.

• Converse com colegas de trabalho ou amigos sobre o que pretende apresentar.

• Prepare-se durante o máximo de tempo possível.

 

10 Três defeitos na comunicação dos profissionais

- Foram indicados vários capítulos neste texto. Quando puder, leia com atenção cada um

deles. São os aspectos da comunicação que mais apresentam dificuldade para quem fala

em público.

• Comece, imediatamente, a combater o medo de falar em público. Ele pode ser vencido.

Para enfrentá-lo, conheça o assunto com profundidade e organize bem o raciocínio, com

começo, meio e fim. Pratique bastante para ter experiência no uso da palavra em público

– aproveite todas as oportunidades para falar nas reuniões da empresa, em sala de aula,

fazendo perguntas nas palestras de que participar como ouvinte. Aprenda a identificar

seus aspectos positivos de comunicação, descobrindo o que sabe fazer bem e quais são

seus pontos fortes.

• Aprenda a dominar o corpo diante da plateia, mantendo a postura e a gesticulação, como

você já faz no dia a dia



11 Evite gestos errados ao falar

- Evite a falta e o excesso de gesticulação. Entre essas duas atitudes desaconselháveis,

prefira a falta ao excesso.

• Alguns gestos considerados desaconselháveis podem ser usados em certas

circunstâncias.

• De maneira geral, evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços nas costas ou

cruzados na frente do corpo. Evite também fazer gestos abaixo da linha da cintura ou

acima da cabeça.

• Procure não deixar as pernas muito abertas, para não tirar a elegância, ou fechadas

demais, para não comprometer o equilíbrio.

• Cuidado para não se apresentar com a cabeça baixa, para não demonstrar excesso de

humildade. E também não deixe a cabeça muito levantada, olhando por cima dos

ouvintes, para não passar ideia de arrogância.

• Com objetivos definidos, você pode se movimentar diante dos ouvintes.


12 Minicurso para você falar bem

-Faça gestos que correspondam ao ritmo e à cadência da fala.

• Olhe para todos os lados da plateia, com moderação. Agindo assim, você observará a

reação dos ouvintes e fará com que se sintam incluídos no ambiente. E quebrará a

rigidez da postura, por causa dos movimentos do seu tronco.

• Procure falar em público com as mesmas palavras que usa no dia a dia. Aprimore o

• Procure falar em público com as mesmas palavras que usa no dia a dia. Aprimore o

vocabulário lendo e anotando as palavras que não conhece ou de cujo significado tem

dúvidas.

• Alterne o volume da voz e a velocidade da fala. Esse ritmo tornará sua comunicação mais

agradável.

• A maioria das pessoas não gosta de ouvir a própria voz gravada. Se for o seu caso, não

se preocupe. Com o tempo, perceberá que só ouvimos a voz gravada de uma forma

diferente porque ela chega até nós pela vibração do ar e, quando falamos, a ouvimos pela

ressonância óssea, produzida dentro da nossa cabeça.


13 Táticas para interagir com os ouvintes

• Faça perguntas para interagir com os ouvintes. Se o assunto permitir e a circunstância

for favorável, as perguntas serão um ótimo recurso de interação.

• Não faça perguntas apenas para demonstrar que sabe mais que os ouvintes. Essa atitude

passa uma imagem antipática, não credita autoridade e cria resistências no público.

• Procure sempre valorizar a resposta dos ouvintes. Você não vai elogiar uma resposta

descabida, mas pode aproveitá-la em sua explicação.

• Ao valorizar uma resposta, você motivará outras pessoas a participar. Elas percebem que

os ouvintes são respeitados e se sentem mais à vontade para interagir.

• Se o objetivo for motivar a participação da plateia, quanto mais simples a pergunta,

melhor.


14 E se disserem o quevocê ia dizer?

Se o palestrante “roubou” suas ideias, aproveite e faça comentários sobre o que ele

disse. Dessa forma, você fará sua apresentação como se estivesse aproveitando

circunstâncias nascidas no próprio ambiente.

• Se o palestrante antecipar as regras que você iria sugerir, fale como elas poderiam ser

quebradas. Analise bem todas as regras que você pretendia utilizar e estude quais

poderiam ser desconsideradas em determinadas circunstâncias. Este é um recurso que

dá bons resultados.

• Tenha sempre algumas histórias de reserva. Se precisar alterar sua apresentação, esses

casos extras serão muito úteis.

• Não entre no horário dos outros palestrantes. Termine no tempo determinado. Para isso,

planeje sua apresentação com diferentes durações. Saiba, antes de iniciar, quais as

etapas que poderiam ser eliminadas ou reduzidas.


15 Sua comunicação deve ser um show

Descubra o que você sabe fazer de melhor e use em suas apresentações. Você sabe

contar piadas ou histórias interessantes? Sabe fazer imitações? Leve para os ouvintes

essas habilidades. Esse é o espetáculo de que a sua apresentação precisa para ser bemsucedida.

• Pratique contar histórias interessantes para amigos e familiares. Essas situações são as

mais adequadas para ensaiar esses ingredientes espetaculares. Se funcionar nos

ambientes mais íntimos, também poderá dar resultado diante dos ouvintes.

• Saiba dosar o show de acordo com o tipo de plateia que terá pela frente. Quanto mais

numeroso e inculto o público, mais espetacular poderá ser a apresentação. Quanto

menor e mais instruído o público, mais moderado deverá ser o espetáculo


16 Escutar é importante. Falar também.

Fale só o necessário. Quem fala além do que precisa ser dito se torna desagradável e

pode se comprometer.

• Não deixe de falar o necessário. Quem não fala o que precisa ser dito pode perder

oportunidades preciosas de se projetar tanto no relacionamento social quanto nos

contatos na vida corporativa. Se você ocupa uma posição hierárquica importante, a

expectativa de seus pares, superiores e subordinados é que não fique calado numa

reunião, mas que participe, conteste e dê sugestões.

• Entenda a importância do silêncio e sinta o prazer de ficar quieto. Aprender a ficar em

silêncio nos momentos certos é uma arte que precisa ser cultivada.

• Saiba escutar. Saiba falar. Esse é o equilíbrio perfeito na comunicação


17 Apresentações para o chefe com o uso de recursos visuais

Só utilize recursos visuais quando quiser destacar as informações importantes, facilitar o

acompanhamento do raciocínio pelos interlocutores e permitir que as informações sejam

lembradas por mais tempo.

• Esteja preparado para falar sem recursos visuais caso tenha algum problema com a

projeção.

• Seja objetivo, especialmente em apresentações para superiores hierárquicos.

• Durante as apresentações, evite ficar olhando para a tela o tempo todo, de costas para

os ouvintes.

• Avise o que vai projetar, projete, olhe para a tela, faça um breve comentário e, fitando os

• Avise o que vai projetar, projete, olhe para a tela, faça um breve comentário e, fitando os

ouvintes, explique com naturalidade as informações projetadas.

• Para produzir um bom visual use a regra do 7 x 7: no máximo 7 palavras por linha. No

máximo 7 linhas por projeção


18 A fala certa do chefe para o subordinado

Não repreenda subordinados em público. Tenha uma conversa particular.

• Não contrarie gratuitamente o chefe em público. Tenha uma conversa reservada.

• Mesmo que o chefe afirme não se incomodar em ser criticado em público, resista. É

quase certo que ele não está sendo sincero.

• Procure sempre a técnica mais apropriada para cada situação. Não é adequado, por

exemplo, o chefe convocar uma reunião e iniciar agradecendo a presença de todos. É

mais coerente valorizar o fato de todos terem chegado no horário. Da mesma forma, não

é apropriado o presidente da empresa prometer brevidade aos subordinados. Neste caso,

é preferível dizer que passará ao grupo apenas algumas informações para esclarecer

bem a questão.

• Por melhor que seja a técnica, analise a necessidade de adaptá-la à circunstância


19 Histórias que podem atrapalhar

As histórias ajudam a ilustrar as mensagens. Além de facilitar o entendimento dos

ouvintes, tornam a apresentação mais leve, arejada e atraente.

• Evite contar as muito manjadas. Se a história for conhecida, basta fazer apenas uma

menção, por exemplo: “... como aquela história da princesa que queria encontrar o

príncipe”. Dessa forma, você a utiliza como ilustração sem passar pelo desgaste de

contá-la novamente.

• Aprenda a colecionar histórias que ouve nas conversas ou encontra nas leituras. Vale a

pena anotar as novas para montar um repertório próprio.

• Só utilize narrativas que podem ser contextualizadas, bem associadas à mensagem.

Mesmo que a história não se encaixe por si só, quase sempre é possível construir pontes

para ela se ajustar ao contexto


20 Dispense os recursos visuais e ganhe tempo

Pense na possibilidade de falar sem o apoio de recursos visuais.

• Observe os bons palestrantes que falam sem o apoio desses recursos. Você vai constatar

que para substituir o show das projeções eles usam com mais ênfase o humor, as

histórias, as novidades, a interpretação espetacular, as pausas expressivas e a

movimentação física.

• Comece falando sem elementos visuais em apresentações curtas.

• No início, apenas reduza a quantidade de aparatos visuais. Não encare essa decisão

como tudo ou nada. Você pode manter uma boa interação com os ouvintes e obter ótimos

resultados apenas reduzindo a quantidade de telas. Só elimine totalmente os recursos

visuais quando tiver certeza de que seu desempenho pode substituir o espetáculo das

projeções.

• Descubra e aperfeiçoe o que você sabe fazer de melhor para cativar o público


21 Não seja prolixo. Fale com objetividade.

Conte logo no início o resultado da sua apresentação. Essa é uma atitude importante

para demonstrar que deseja mesmo ser objetivo.

• Use histórias verdadeiras da vida corporativa para ilustrar o que você diz. Exemplos

extraídos da própria atividade e dos negócios reforçam a linha de argumentação, dão

objetividade e ajudam a esclarecer a mensagem.

• Logo no início prometa ser breve. E procure cumprir esta promessa. Mesmo que não

haja resistência dos ouvintes, eles gostam de saber que a apresentação não consumirá

muito tempo.

• Não inclua informações desnecessárias só para mostrar conhecimento.

• Seja breve, mas não se preocupe apenas em falar pouco. Ser objetivo não significa

necessariamente falar pouco, mas sim falar tudo o que for preciso para conquistar, no

menor tempo possível, o que deseja


22 Cinco regras para ser bom de papo

Seja natural. Essa é uma das regras mais importantes para quem deseja conversar bem.

• Demonstre ouvir com interesse. Use expressões fisionômicas ou palavras indicativas de

que acompanha e se interessa pela conversa.

• Aprenda a contar histórias curtas e interessantes. Essa é uma combinação importante,

pois, numa boa conversa, de maneira geral, não adianta a história ser curta se não for

interessante, nem ser interessante se não for curta.

• Desenvolva seu lado espirituoso e bem-humorado. Esses recursos tornam as conversas

atraentes e instigantes.

• Faça perguntas fechadas (“quem?”, “onde?”, “quando?”) ou abertas (“por quê?”,”como?”,

“de que maneira?”), dependendo do rumo que deseja dar à conversa.

• Tenha interesse verdadeiro pelas pessoas com quem conversa


23 Aprenda a puxar conversa no elevador

Quando entrar no elevador, cumprimente os passageiros. Um cumprimento simpático

pode tornar as pessoas mais receptivas.

• Fale sobre os objetos que elas estão levando. Sacolas de supermercados, livros e

aparelhos eletrônicos são itens que ajudam a iniciar uma conversa.

• Comente sobre as flores, mas sem perguntar quem será ou foi presenteado.

• Converse sobre o comportamento das crianças acompanhadas dos adultos. Talvez não

exista nada melhor para entabular uma conversa do que fazer comentários sobre as

crianças. As resistências desaparecem como por encanto quando alguém faz referência a

elas. Não é recomendável perguntar algo diretamente aos pequenos, que, em geral,

ficam arredios diante de estranhos.

• Se as pessoas não estiverem de bom humor, dificilmente haverá clima para uma

conversa; prefira ficar quieto


24 Quem manda são os ouvintes

Obtenha todas as informações que puder sobre os ouvintes. Você pode levantar esses

dados com antecedência ou pouco antes da apresentação, perguntando ao organizador

do evento.

• Planeje suas apresentações de acordo com a plateia. Se o público for

predominantemente jovem, fale do futuro, de planos, de desafios. Se for

predominantemente idoso, fale do passado, de experiências que possam ter vivido.

• Não trate assuntos com profundidade se os ouvintes forem leigos na matéria. Da mesma

forma, não aborde o assunto superficialmente se a plateia for constituída de

especialistas.

• Às vezes há necessidade de fazer adaptações de acordo com as reações e as

características não previstas dos ouvintes. Por mais bem planejada que seja uma

apresentação, quase sempre será preciso efetuar mudanças no plano inicial.


25 Ruídos que matam a comunicação

Elimine o gerundismo da sua comunicação. Há formas mais elegantes de se expressar.

• Afaste os “né?”, “tá?”, “ok?” e outros vícios do final das frases.

• Combata também o vício de dizer “ããããã”, “ééééé” nas pausas. Para isso, é preciso

esperar em silêncio até que a palavra surja.

• Evite ainda o excesso de “então” e “na verdade”.

• Cuidado com alguns modismos que chegam e se instalam, sem cerimônia, na

comunicação. É o caso do irritante “tipo assim”. É ainda mais desagradável quando

utilizado por adultos que lançam mão desses artifícios para parecerem mais jovens.

• Não é proibido usar “né?”, “tá?”, “na verdade”, “então” e outros, desde que sem exagero

e dentro do contexto da comunicação


26 Seja um comunicador irresistível

Conjugue diversos aspectos da comunicação para ser bem-sucedido. É importante haver

harmonia entre voz, vocabulário, expressão corporal, conteúdo e organização do

raciocínio.

• Sua voz precisa ter personalidade, mesmo que ela não seja muito bonita. Fale num bom

volume, pronuncie bem as palavras e mantenha um ritmo agradável, alternando o volume

da voz e a velocidade da fala.

• Tenha um vocabulário amplo, para dar fluência à fala. Evite palavrões, gírias e os vícios

como “tá?” e “né?”. Não se preocupe em falar com termos incomuns. Reserve o

palavreado técnico apenas para falar com quem atue na mesma atividade.

• Procure gesticular de forma moderada. Lembre-se de que é melhor a falta que o

excesso.

• Seja simpático e mantenha o semblante expressivo. Se o momento permitir, sorria


27 Como conquistar os ouvintes

Use em público as mesmas habilidades que o tornam interessante diante dos amigos.

Observe como agem os camelôs para reunir todas aquelas pessoas ao redor deles e

vender os produtos que desejam.

• Aperfeiçoe o que já sabe fazer para dar um espetáculo ainda melhor. Talvez algumas

competências estejam latentes, esperando uma oportunidade para serem utilizadas e

melhoradas.

• Seja ousado e não tenha receio de tornar sua apresentação leve e atraente. Esse teste

deve ser feito em ambientes que não apresentem tantos riscos, como no relacionamento

com amigos e familiares. Se der certo nesses locais de convivência mais íntima e

informal, provavelmente dará certo também diante do público.

• Histórias, piadas e imitações são habilidades que podem ser desenvolvidas e

aprimoradas com estudo, experiência e dedicação


28 Expressões mágicas ajudam a encerrar

Use o tom de voz para demonstrar que está finalizando. Para encerrar, você pode

aumentar o volume da voz e a velocidade da fala, ou, ao contrário, o que é ainda mais

comum, diminuir o volume da voz e a velocidade da fala.

• Evite encerrar com expressões batidas como “era isso que eu tinha para dizer”. São

frases vazias, inconsistentes, que tiram o brilho da apresentação.

• Se sentir certa inconsistência na hora de encerrar, use estas palavras e expressões que

levam naturalmente à conclusão: “assim sendo”, “espero que...”, “dessa forma”, “com

isso”, “portanto”.

• Para encerrar, utilize um ou alguns destes recursos: instigue uma reflexão, use uma

citação ou uma frase poética, peça alguma ação, elogie com sinceridade os ouvintes,

aproveite um fato bem-humorado, provoque arrebatamento.

Ah, e mesmqunãtenha idmuitbem, nãrevelnfinasedescontentamentà plateia


29 Evite riscos e melhore suas apresentações

Não olhe apenas na direção do ouvinte que se mostra resistente. Distribua o contato

visual para todas as pessoas.

• Também não olhe apenas na direção do ouvinte que se mostra amistoso. Por causa da

insegurança natural de falar em público, de maneira geral nos escravizamos àquele que

nos dá retorno positivo, balançando afirmativamente a cabeça. Também nesse caso

devemos continuar olhando para todos os que estão na plateia.

• Avalie com antecedência as objeções que poderá enfrentar e prepare a refutação

• Avalie com antecedência as objeções que poderá enfrentar e prepare a refutação

adequada. Uma boa forma de prever as objeções é discutir com o grupo de trabalho

quais as resistências que poderão ser encontradas. Depois, debata com seus

companheiros qual a melhor saída para cada tipo de objeção


REINALDO POLITO

Professor de Expressão Verbal, palestrante e escritor.

Mestre em Ciências da Comunicação.


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 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



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