DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

Oferta que Deus espera

 Oferta que Deus espera

Nossos métodos

1. Damos por impulso.

2. Por simpatia ao projeto ou às pessoas.

3. Muitas vezes damos para coisas. Quando a “coisa” acaba, paramos de dar.

4. Seria porém este método correto para nossas dádivas à causa de Deus?

5. Tem Deus um plano também para as ofertas?


 – Deus tem um plano


1. Este plano pode ser esboçado com poucas passagens:

a) Planejada – I Coríntios 16:2.

“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar.”

b) Segundo A Bênção – Deuterônomio 16:10.

“Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus; o que deres será tributo voluntário da tua mão, segundo o Senhor teu Deus te tiver abençoado.”

c) Proporcional – Deuterônomio 16:16 e 17.

“Três vezes no ano todo o varão entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher, … porém não aparecerá vazio perante o Senhor: cada qual conforme ao dom da sua mão, conforme a benção que o Senhor teu Deus te tiver dado.”

2. Corroborando com este pensamento diz-nos o livro Conselhos Sobre Mordomia às páginas. 80, 81 e 73: “Essa questão de dar não é deixada ao impulso. Deus nos deu instrução a esse respeito. Especificou os dízimos e ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja que demos regular e sistematicamente. … Examine cada qual suas rendas com regularidade, pois são todas uma bênção de Deus, e ponha de parte o dízimo como um fundo separado, para ser sagradamente do Senhor. … Depois de ser o dízimo posto à parte, sejam as dádivas e ofertas proporcionais: ‘segundo a sua prosperidade.’.”

“No sistema bíblico de dízimos e ofertas, as quantias pagas por várias pessoas certamente variarão muito, visto serem proporcionais às rendas.”

3. O plano de Deus é que demos, não de acordo com o apelo feito, mas de acordo com as bênçãos recebidas.

O dar deve tornar-se um hábito.

“O Senhor requer que se dêem dádivas em tempos determinados, sendo arranjado isto de maneira que o dar se torne um hábito, e sinta-se que a caridade é um dever cristão. O coração aberto por uma dádiva, não deve ter tempo de tornar-se egoísta, frio e fechar-se antes que a seguinte seja feita. A corrente deve estar continuamente fluindo, mantendo assim aberto o canal por atos de beneficência.” – Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág. 373.

 – Quanto dava o povo de Israel?

1. Um segundo Dízimo – 10%:

“A fim de promover a reunião do povo para serviço religioso, bem como para se fazerem provisões aos pobres, exigia-se um segundo dízimo de todo o lucro.” – Patriarcas e Profetas, pág. 565.

Que este não era o dízimo destinado aos Levitas, fica claro com a afirmação de Ellen G. White, no Livro Patriarcas e Profetas, pág. 565: “Com relação ao primeiro dízimo, declarou o Senhor: ‘Aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel’. Números l8:21. Mas em relação ao segundo Ele ordenou: ‘Perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o Seu nome, comereis os dízimos… para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias’. Deuteronômio 14:23 e 29.”

2. Um quarto de suas rendas – 25%

“As contribuições exigidas dos hebreus para fins religiosos e caritativos, montavam a uma quarta parte completa de sua rendas. Uma taxa tão pesada sobre os recursos do povo poder-se ia esperar que os reduzisse à pobreza; mas, ao contrário, a fiel observância desses estatutos era uma das condições de sua prosperidade…” – Patriarcas e Proetas, pág. 56.

3. Um terço de suas rendas – 33%

“Deus exigia de Seu antigo povo três reuniões anuais. Deuterônomio 16:16 e 17. Nada menos que um terço de suas rendas era consagrado a fins religiosos.” – 3 Testemonies, 

Além do dízimo, o povo de Israel dava l0%, 15% e, outros, até 23% de todas as suas rendas. Fora essas ofertas regulares, sistemáticas, o povo dava mais algumas coisas. A Bíblia nos fala de algumas delas:

Colheita esquecida (Deuterônomio 24).

Rebusca dos frutos (Deuterônomio 24).

Rebusca das colheitas (Levítico 19).

O ano de repouso da terra (Êxodo 23; Levítico 25).

Remissão de dívidas do Ano Sabático (Deuterônomio 15).

Servos liberados durante o Ano Sabático (Deuterônomio 15).

Ofertas de Ação de Graças (Levítico 22:19).

Ofertas de paz (Levítico 17).

Resgate pela saúde – usado para o serviço do Santuário (Êxodo 30:12).

– Pediria Deus o mesmo de nós hoje?

“… Agora Deus requer, não menores mas maiores dádivas que em qualquer outro período da história do mundo. 

O principio estabelecido por Cristo é que as dádivas e ofertas sejam proporcionadas à luz e às bênçãos fruídas. Ele disse: ‘A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá.’ Lucas 12:48.” – Testemunhos Seletos, 

– Como encaramos a oferta dada a Deus?

– Como um favor prestado à Igreja?

– Para apaziguar um Deus irado?

– Para acalmar a consciência?

– Para mantermos nossa alta reputação?

– Para exigirmos algo em troca?

– Ou como uma maneira de expressarmos a Deus a nossa gratidão e participarmos de Seu plano na pregação do Evangelho?

– Conclusão

- A oferta que Deus espera é a aquela que Ele pede.

- Ele não aceita uma oferta que não pediu – Ex.: Caim.

- A oferta que Ele espera é voluntária, mas dentro de Sua orientação.

- A oferta que Ele espera é aquela dada com alegria e não por necessidade. II Coríntios 9:7.

- A oferta que Ele espera é aquela dada de acordo com as bênçãos e não para buscar o reconhecimento.


“Quão mais ansioso estará cada mordomo fiel de aumentar a proporção das dádivas a serem colocadas na casa do tesouro do Senhor, do que de diminuir suas ofertas um jota ou um til. 

A quem está ele servindo? Para quem está preparando uma oferta? – Para Aquele de quem depende para alcançar cada boa coisa que goza. … 

Todos aqueles que são recipientes de Sua graça, que contemplam a Cruz do Calvário, não porão dúvida quando à proporção em que devem dar, antes sentirão que a mais rica oferta é pobre demais, completamente desproporcional à grande dádiva do Filho unigênito do infinito Deus.

 Pela abnegação, até o mais pobre encontrará meios de obter algo para devolver a Deus.” – 


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs