DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

As consequencias de não sermos dizimistas

As consequencias de não sermos dizimistas

 ML 3.6-12, “6 Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. 11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos”.

1. Malaquias escreveu seu livro por volta do ano 430, no tempo de Neemias. Ele enfrentou alguns problemas, tais como:


a. Negligência e indiferença ao culto no Templo.


b. Abuso dos líderes (sacerdotes), nas cerimônias religiosas, Ml 1.7-8, “7 Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. 8 Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos”.


c. O povo não estava cumprindo seus deveres religiosos e os dízimos eram negligenciados.


d. Predominavam os casamentos mistos, acompanhados por uma vertiginosa queda nos padrões morais.


2. Porém, mesmo diante destes problemas e de outros enfrentados pelo profeta, havia um grupo fiel ao Senhor, Ml 3.16, “Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome”. O texto escolhido fala sobre a negligência do povo em relação ao dízimo. Ser negligente nos dízimos e nas ofertas, significa amargar sérias conseqüências. Vejamos nesta noite: “As Conseqüências de Não Sermos Dizimistas”:


I. DESVIO DOS OBJETIVOS DIVINOS


Vs. 7-8


1. A reclamação quanto ao desvio dos objetivos, incluía desde os tempos passados: “Desde os dias e nossos pais, vos desviastes…”, (7). Quase sempre, o que vivemos hoje é conseqüência de erros e fracassos de nossos antepassados. Mas isto não deve ser justificativa para nos corrigirmos.


2. Embora, os antepassados do povo de Deus, tiveram influências más sobre o povo, eles também tiveram influências boas:


a. Abraão, Gn 14.20, “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”.


b. Jacó, Gn 28.22, “então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.


c. Abraão e Jacó, foram dizimistas antes mesmo de qualquer exigência legal.


3. Deus deseja que seu povo corrija seus objetivos, para um relacionamento mais profundo com Ele: “Tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós…”, (7). Uma passagem semelhante é Zc 1.3-4, “1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo: 2 O Senhor se irou fortemente contra vossos pais. 3 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. 4 Não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os profetas antigos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o Senhor”. Os pais haviam desprezado ao Senhor e o povo estava no mesmo caminho. Sempre há tempo de um retorno aos objetivos divinos.


4. Para se corrigir os objetivos, é necessário que admitamos nossos erros. O que não acontecia com os israelitas. Vejam a pergunta insolente deles: “Em que havemos de tornar?”. Coisa pior do que o pecado é quanto o povo de Deus peca, e não admite seus pecados. Há pessoas que se julgam “santos”, jamais receberão as bênçãos de Deus. Atitude semelhante encontramos no capítulo 1.6-8, “6 O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. 8 Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos”.


5. Vamos corrigir nossos passos para trilharmos os objetivos divinos.


II. SER CONSIDERADO “LADRÃO”


Vs. 8-10


1. O verbo traduzido por “roubar”, indica a idéia de “tomar a força”. Poderia também ter a idéia de “tirar vantagem”, “lograr”.


2. De fato, quanto o crente não entrega seu dízimo, está roubando, logrando a Deus. O dízimo, é “Santo ao Senhor”. É do Senhor, Lv 27.30, “30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor”.


3. Se o dízimo é de Deus, não nos pertence. Devemos obedecer os critérios da Palavra de Deus, para entregá-lo fielmente ao Senhor:


a. Deve ser trazido para a casa do Senhor, onde ele será administrado, (10), “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança”.


b. Não posso desviá-lo, ou gastá-lo a meu bel prazer, pois não é meu.


c. Não posso também reter uma parte, pois continuarei sendo ladrão. Estarei mentindo a Deus e a mim mesmo, Atos 5.1-11, “1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. 6 Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. 10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. 11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas”.


4. Se nós temos roubado a Deus, vamos receber o tratamento de ladrão:


a. “Não roubarás”, é um dos Dez Mandamentos, Êx 20.15, “15 Não furtarás”.


b. Aquele que rouba, atrai para si a ira de Deus, Ez 22.29-31, “29 O povo da terra tem usado de opressão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido


injustamente ao estrangeiro. 30 E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. 31 Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho lhes recaísse sobre a cabeça, diz o Senhor Deus”.


5. Quando retenho meu dízimo, estou roubando de Deus.


III. ESTAR DISPOSTO À AÇÃO DO DEVORADOR


Vs. 9, 11


1. Já vimos que quando retemos nossos dízimos, atraímos para nós a ira de Deus. Esta ira, vem acompanhada de maldição, (9), “Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda”. Esta maldição, está ligada ao devorador, (11), “Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.


a. O devorador aqui mencionado, era provavelmente um tipo de gafanhoto, que devastava tudo o que era verde, o que era um desastre para as plantações e consequentemente para as colheitas, Jl 1.4, “O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu”.


b. A ação dos gafanhotos, seria inibida nas roças e pastos daqueles que entregavam fielmente seus dízimos na Casa do Senhor. Porém, estes gafanhotos, seriam mantidos nas lavouras e pastagens dos desobedientes.


2. Quando Deus retira suas bênçãos, ficamos totalmente desprotegidos contra a ação do inimigo:


Ag 1.6, “Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado”.


Ag 9-11, “9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. 10 Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. 11 E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho”.


Ag 2.15-18, “15 Agora considerai o que acontece desde aquele dia. Antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do Senhor, 16 quando alguém vinha a um montão de trigo de vinte medidas, havia somente dez; quando vinha ao lagar para tirar cinqüenta, havia somente vinte. 17 Feri-vos com mangra, e com ferrugem, e com saraiva, em todas as obras das vossas mãos; e não houve entre vós quem voltasse para mim, diz o Senhor. 18 Considerai, pois, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se lançaram os alicerces do templo do Senhor, sim, considerai essas coisas”.


3. O espírito ganancioso do não dizimista, o levará a perder mais do que ganha, Pv 11.24, “Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece”.


4. Muitos não dizimista, justificam sua ação usado de maneira errada o texto de 2 Co 9.7, onde temos: “Cada um contribua, conforme propôs em seu coração…”. Justificam dizendo “que dízimo não é lei e nós estamos debaixo da graça”. Vejamos o contexto da passagem:


a. Se dízimo fosse lei, Abraão e Jacó, não teriam sido dizimista, uma vez que viveram antes da lei.


b. Mesmo admitindo que dízimo fosse lei, devemos, então, dar mais do que o dízimo, pois nossa “justiça deve exceder em muito a justiça dos escribas e fariseus”, Mt 5.20.


c. Recebemos bênçãos na medida em que dermos para Deus e para nosso próximo, 2 Co 9.6, “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.


5. O fato de muitos não serem dizimistas, os deixam a mercê da ação do devorador. Seja um dizimista na Casa de Deus.


CONCLUSÃO:


1. Se o não dizimista, está longe dos objetivos de Deus, é tomado como ladrão, e está sujeito à ação do devorador, em contra partida, o dizimista é abençoado pelo Senhor com bênçãos sem medida:


a. Ml 3.10, “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança”.


b. 1 Co 9.10, “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça”.


2. Não crente: O que Deus pede de você nesta noite? Deus não pede o teu dinheiro, o dízimo, mas sim o teu coração, “Filho meu, dá-me o teu coração”, Pv 23.26.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs