DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
MISSIONÁRIA: ROSINETE

Em todo trabalho há proveito



 "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio." Provérbios 6.6

Que lições as formigas, sendo tão pequenas, têm para ensinar a cada um de nós que geralmente nos julgamos tão grandes e importantes? Quais são os caminhos de sabedoria utilizados por elas que devemos aprender e reproduzir em nossa vida?

A grande verdade é que há muito mais ensinamentos para aprender com esses pequenos seres do que podemos imaginar, portanto para fazer uma pequena introdução ao assunto fiz uma breve lista contendo cinco ensinamentos poderosos que podem ser observados nas formigas e aprendidos facilmente por nós para colocarmos em prática na nossa própria vida diária de modo a elevá-la para outro nível.

Formigas vivem uma vida simples;

A maior sabedoria contida na existência das formigas é o estilo de vida simples que elas constroem e cultivam de geração em geração; esse é o principal segredo de sua abundância e organização. Formigas edificam e cuidam de suas "casas", vivem com o que precisam, não desperdiçam, poupam para o futuro, e fazem tudo isso da maneira mais simples que podem. Infelizmente o espírito do mundo prega que simplicidade é um defeito, de modo que a grande maioria dos mundanos, e até muitos dentro das mais diversas congregações (membros e líderes), fazem de tudo, consciente e inconscientemente, para viver uma vida repleta de complicações de todos os tipos e em todas as áreas; eles confundem complicação com sofisticação e pensam que para experimentar uma vida sofisticada é necessário deixar a simplicidade de lado. Porém, os cristãos genuínos sempre souberam que a simplicidade é, na verdade, uma grande bênção capaz de dar clareza, melhorar a organização, economizar tempo, esforço, e, aumentar resultados em qualquer área da vida, de fato, a simplicidade torna tudo menos difícil e nos protege de certas influências mundanas como a ansiedade e o estresse tão comuns na sociedade moderna. 

Formigas trabalham com inteligência;

As formigas são criaturinhas organizadas, disciplinadas, que possuem apurado senso de objetivo, prioridades e produtividade, elas sabem exatamente o que precisam fazer e dividem muito bem suas tarefas, quando necessário, da forma mais otimizada possível e sempre com simplicidade; isso é trabalhar com inteligência; além disso, elas não possuem nenhum tipo de preguiça para realizar o que precisa ser feito. Esse conjunto de característica as torna em trabalhadoras extremamente eficazes e eficientes em todas as tarefas que dizem respeito ao seu modo de vida e modelo de trabalho.

Na média, as pessoas apenas trabalham por trabalhar, ou trabalham duro durante anos, mas de forma completamente aleatória e improdutiva, desperdiçando tempo e energia com todo tipo de "distrações profissionais" ou pessoais. Na nossa sociedade atual as pessoas, por vários motivos, geralmente não costumam aplicar sabedoria para minimizar distrações e usar as "ferramentas" pessoais e profissionais disponíveis para aumentar sua eficiência e eficácia, assim como, para multiplicar seus resultados diminuindo o tempo de esforço gasto e aumentando a produtividade. As formigas o fazem e por esse motivo prosperam; e obviamente, os cristãos sábios também fazem o mesmo.

Formigas são excelentes edificadoras;

Assim como as formigas, nós devemos aprender a ser pessoas edificadoras em todos os sentidos; e o que seria isso? Formigas são criaturas que constroem estruturas sólidas, seja para morar, assim como estruturas sociais, ou seja, umas com as outras, e eu destacaria estas duas características como pontos que nós, seres humanos, podemos aprender muito com elas. Se queremos elevar nossa qualidade de vida para níveis superiores ao que estamos experimentando hoje, precisamos aprender a construir relacionamentos sólidos e saudáveis com nosso próximo; sejam eles nossos familiares, conhecidos, colegas de trabalho ou escola, amigos, irmãos em Cristo ou mesmo com aquelas pessoas que apenas atravessam nossa vida por pouco tempo. 

As pessoas do mundo não costumam dar muita atenção para a edificação de uma estrutura social verdadeiramente sólida a ponto de suportar temperaturas e pressões extremas; eis um dos motivos pelos quais várias doenças sociais como a polarização e o extremismo estão aumentando cada vez mais nos nossos dias. O pensamento mundano é pouco profundo neste sentido e extremamente individualista, seja no sentido de um único indivíduo ou de sua "tribo", tal pensamento está baseado na conhecida frase que diz: "Cada um por si e Deus por todos"; apesar disso eles utilizam a palavra "comunidade" repetidas vezes, mas poucos realmente sabem o que ela verdadeiramente significa; e analisando a forma como as formigas criam e conservam sua estrutura de convivência social nós conseguimos aprender muito nesse sentido. A palavra comunidade é a junção de duas outras palavras, a saber, Comum + Unidade, ou seja, viver em comunidade significa viver em unidade em prol da construção e manutenção de bens comuns.

Formigas sabem trabalhar em grupo;

Este ponto tem muito a ver com os dois anteriores, trabalhar com inteligência e edificar relacionamentos e estruturas sociais sólidas.  Embora sejam pequenas e fracas em si mesmas, individualmente; todavia possuem muita força coletiva porque usam bem a capacidade da união enquanto comunidade; a força das formigas está no fato de serem uma colônia bem construída e organizada onde cada qual sabe o seu propósito e ao realizá-lo dia após dia estão contribuindo uns com os outros para que todos alcancem um estilo de vida sustentável e um bem-estar comum, e maior, que é a sua sobrevivência com a qualidade que precisam.

Formigas não perdem tempo com distrações.

Elas sabem qual é sua missão de vida e nunca a perdem de vista, não é comum encontrar formigas distraídas de seus afazeres, na verdade, sempre que deixam suas "casa" ou colônias, o fazem com um propósito muito bem definido para tal, se algum imprevisto ocorrer com elas durante o trajeto ou no período em que estão fora buscando o seu sustento, perdem o mínimo de tempo possível para se reorganizar e continuar realizando suas tarefas.

Estes são apenas cinco entendimentos, simples, mas transformadores demonstrados pelas formigas, e certamente qualquer um que os compreenda e reproduza em seu cotidiano será bem sucedido em construir uma vida com qualidade, abundância e mais resultados positivos.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacríficar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

E tem os Votos que também e uma grande forma de atacar o mal e chamar atenção de Deus como diz:

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Gênesis 31:13 

Gênesis 30:30 O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o SENHOR te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família?

Deus deu uma direção para jaco Através do Voto que ele fez

Gênesis 30 -''37Então Jacó apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Jacó separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Labão. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Labão. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Labão e os mais fortes seguiam para Jacó. 43Assim, Jacó tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos e''
 O dinheiro permite comprar comida e roupas; com ele pagamos aluguel ou compramos uma casa. "O papel do dinheiro na sociedade é muito importante, se ele desaparecesse como meio de obtenção de bens, as pessoas entrariam em pânico e iriam estourar guerras em todos os lugares em questão de dias." Mas o dinheiro tem suas limitações. Na palavra de Deus encontramos este versículo:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10).
Em nossa vida longa ou curta, também vimos homens e mulheres que labutaram para ter esse dinheiro e, no final, como diz a citação acima, eles não levaram nada. O que é amar o dinheiro? Trata-se de ser regido por um desejo que nos faz pensar e agir apenas em termos de enriquecimento ou materialismo. Quero deixar uma coisa bem clara, não é ruim ter dinheiro, o que o Paulo nos fala é que o ruim é AMAR o dinheiro. A bíblia nos diz que não podemos servir a Deus e ao dinheiro.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
. Ninguém que serve a Deus pode, por sua vez, servir ao dinheiro. E vice-versa, quem serve ao dinheiro, quem se submete ao seu poder, não pode servir a Deus. Sempre coloque Deus em primeiro lugar em todas as coisas e que Deus seja o único que governa nossas vidas

Provérbios 13:11
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento.

clesiastes 5:10
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

 

João10-10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 Eclesiastes 3: 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.



blogs