DOAÇÕES

 

📸  VENHA VER NOSSO ÁLBUM DE FOTOS PROJETO 3EM1 C.A.J 📸

Dízimo no Novo Testamento?

Consultando  Bíblia Almeida  Novo Versão Internacional, é mencionada a palavra Dízimo 33 vezes:

Antigo Testamento: 24 vezes Novo Testamento: 9 vezes 

Dr. Rodigo Silva Falando Sobre O Dízmos

 A Bíblia diz sobre dízimo no Novo Testamento?

Muitos se perguntam se o dízimo é um mandamento ou se a prática do dízimo está presente no Novo Testamento. No Novo Testamento não há nenhuma regra clara sobre o dízimo, mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja.

A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo! (Atos dos Apóstolos 4:32-35)

O dízimo é a décima parte do rendimento, ou seja, 10% de uma renda. No Antigo Testamento, os judeus davam o dízimo de todo seu trabalho a Deus com a finalidade de manter o templo, os sacerdotes, os outros trabalhadores do templo e as pessoas mais necessitadas da comunidade.

O dízimo no Novo Testamento

Enquanto no Antigo Testamento expressa o compromisso do dízimo para com Israel. No Novo Testamento, há temos poucas passagens que falam sobre a ordenança do dízimo a igreja:

Mateus 23:23 e Lucas 11:42

Lucas 18:11-12

Hebreus 7:4-6

Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração verdadeiramente voltado para Deus. Jesus não condenou o dízimo (nem o jejum), mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não se dedicada a Deus.

Ser dizimista não lhe dará "uma vaga no céu". O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor e reconhecendo o seu favor.

A passagem de Hebreus 7 apresenta o sacerdote Melquisedeque como uma figura de Cristo, revelada no Antigo Testamento. Segundo a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes da própria lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus.

Quando Abraão tomou essa atitude, o fez de coração aberto e iniciativa própria. Isso sinalizou - profeticamente - que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio da Lei de Moisés.

Cristão deve dar o dízimo, conforme o Novo Testamento?

O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão, mas destaca que o verdadeiro seguidor de Jesus deve contribuir para a igreja na expansão do Evangelho. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7). Manter a igreja é responsabilidade de seus membros. Não querer contribuir com a obra de Deus indica um mau sinal.

A igreja é o instrumento de Deus para levar o Evangelho da Salvação ao mundo. Contribuir para a manutenção da igreja é contribuir para a Salvação de mais pessoas. Dar ajuda financeira também é importante para que a igreja possa investir no cuidado e no amadurecimento daqueles que já são salvos (2 Coríntios 9:12-13).

Veja também: por que é importante ir à igreja?

Ofertar para a igreja também é uma forma de agradecer a Deus e colocar sua confiança nele. Quando você dá uma parte de seu dinheiro a Deus, você está reconhecendo que sua vida depende de dele e Ele que providencia aquilo que necessita. Ofertar é demonstrar em ação que você ama mais a Deus que ao dinheiro (Mateus 6:24).

Embora não fale de dar o dízimo, o Novo Testamento recomenda ter o compromisso de ofertar regularmente com uma quantia fixa (1 Coríntios 16:2). Além de dar alguma estabilidade financeira à igreja, isso ajuda você a organizar seu orçamento pessoal. Ofertar de maneira regular é uma forma sábia de gerir suas finanças e de apoiar a expansão do Evangelho.

Saiba para onde vai o dinheiro do seu dízimo

Se você tem vontade no coração de ofertar ou dizimar, mas gostaria de saber onde o seu dinheiro será aplicado, pergunte à liderança da sua igreja! Não fique com dúvidas, você como membro tem esse direito.

No Brasil e em vários outros países, toda igreja legalizada tem o dever de apresentar um relatório financeiro anual, que deve ser apresentado a quem pedir. Participe das assembleias fiscais da igreja, dê sugestões e ofereça sua ajuda. Coopere com sua igreja para o crescimento do Evangelho!




Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 


 Se você não mudar a maneira de pensar vai continuar com a mesma vida que está

A intenção deste Projeto e mostrar para o povo de Deus que a Vida abundante e para aqueles que não tem medo de Sacrificar emprol desta aria que toda alma vivente deseja estabelecer mais existe forças do mal que trabalhão contra os Servos de Deus que não intende que ser não plantamos não podemos colher por exemplor o Dízimo quando a pessoa  devolvem a Deus é repreende o (devorador) 

“E, por causa de vós, repreenderei o devorador..." Malaquias 3.11
e quando nos patrocinamos a Obra de Deus com nossas Ofertas nos próspera como diz: 

Provérbios 11:25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.



A VINDA DO SENHOR


CONCTADOS

blogs